A higiene bucal dos pets é um dos pilares da saúde geral, mas muitas vezes acaba sendo negligenciada. Cuidar dos dentes e gengivas do seu animal de estimação não apenas previne o mau hálito como também contribui para uma vida mais saudável e confortável.
Por isso, é importante entender como esse cuidado deve ser feito, com atenção para a maneira correta de fazer a escovação e aos itens que ajudam na limpeza. Continue a leitura e confira:
- por que a higiene bucal dos pets é importante;
- como escovar os dentes do seu pet de forma eficaz;
- quais produtos são recomendados para a higiene bucal dos pets.
Por que a higiene bucal dos pets é importante?
São vários os motivos que mostram a importância de manter a higiene bucal de cães e gatos. O primeiro deles é prevenir o surgimento do tártaro e controlar a formação da placa bacteriana, os principais responsáveis pelo mau hálito do seu pet.
Além do cheirinho desagradável, esses fatores podem levar a complicações mais graves se não forem tratados adequadamente. O acúmulo de bactérias na boca do animal pode causar inflamação na gengiva, conhecida como gengivite, que pode evoluir para doenças periodontais mais severas, causando dor, dificuldade para mastigar, inchaço e vermelhidão na região.
Sem o tratamento adequado, indicado pelo médico-veterinário, a infecção pode levar à perda dos dentes e até afetar outros órgãos, como coração e rins.
Como escovar os dentes do seu pet de forma eficaz?
Conhecendo a importância da higiene bucal dos pets, é importante consultar o médico-veterinário de sua confiança para orientações personalizadas. Confira a seguir o passo a passo regular para uma boa escovação:
1. Crie o hábito desde cedo
A melhor maneira de fazer o seu cão ou gato se acostumar com a ideia é começar a cuidar dos dentes desde filhote. Isso vai ajudar a criar o hábito, fazendo com que ele aceite a escovação com mais naturalidade.
A dica é usar uma escova para pets no estilo “dedeira”, deixando a atividade mais divertida e prazerosa. Se o seu bichinho já for grandinho, não tem problema. Afinal, nunca é tarde para começar a desenvolver bons hábitos!
2. Utilize pasta e escova apropriadas
Existem escovas próprias para cuidar da saúde oral dos pets, feita especialmente para a higiene do seu amigo peludo.
A pasta também deve ser própria para cães e gatos. Nunca use a pasta para humanos, já que pode conter substâncias que são tóxicas para os pets.
3. Comece aos poucos
Antes de começar a escovação, deixe o pet cheirar pasta de dente e mesmo lamber um pouco dela para se familiarizar. Além disso, o ideal é fazer a higiene bucal quando o animal estiver tranquilo e relaxado. Isso vai ajudar a deixar a tarefa mais fácil, fazendo com que ele demonstre menos resistência e tenha uma experiência mais agradável.
4. Comece a escovação
Coloque uma quantidade pequena de pasta na escova e faça a escovação com movimentos suaves para não machucar a boca do animalzinho.
As embalagens de pasta de dentes para pets possuem instruções detalhadas sobre a quantidade de produto a ser utilizada, bem como a duração da escovação e os movimentos mais adequados. Na dúvida, sempre consulte o médico-veterinário!
5. Recompense o seu animalzinho
Uma dica de ouro é elogiar o seu amigo de quatro patas durante todo o processo de escovação, fazendo com que ele associe o momento a algo positivo. Outra forma de reforço positivo é recompensar o pet com um brinquedo ou petisco após a higiene bucal.
6. Converse com o médico-veterinário
Caso você tenha dúvidas sobre como manter a higiene bucal de gatos e cães, o recomendado é levar o peludo para uma visita ao médico-veterinário.
Dessa forma, você receberá maiores informações a respeito, o que vai permitir manter a saúde bucal do seu animal de estimação sempre em dia.
Quais produtos são recomendados para a higiene bucal dos pets?
Como você já sabe, existem escovas e pastas de dentes desenvolvidas especialmente para os cuidados com a higiene bucal dos pets.
Você pode complementar a escovação com petiscos que ajudam no cuidado oral, como Fórmula Natural Snacks Dental que possui textura que estimula a mastigação e ingredientes que auxiliam na redução da formação da placa bacteriana.
Lembrando que cães e gatos têm necessidades diferentes, sendo por isso indicado comprar produtos adequados para o uso de cada um deles, conforme orientação do médico-veterinário. Vale ressaltar que, apesar de contribuir para a higiene bucal, o uso de petiscos não substituem a escovação e não devem ser fornecidos à vontade.
Leia também: Conheça As Vantagens Do Check-up Para O Seu Animal De Estimação
Manter a higiene bucal dos pets em dia é um cuidado indispensável para a saúde do seu bichinho, prevenindo incômodos e o surgimento de doenças que podem ser graves. Por isso, comece o quanto antes a rotina de escovação do seu amigo de quatro patas!
Quer manter a saúde do seu pet sempre em dia? Aproveite para conhecer a medicina preventiva e seus benefícios!