Site Adimax inclui acessibilidade virtual para pessoas com deficiência auditiva

Ferramenta Hand Talk possibilita acessibilidade digital a milhões de pessoas surdas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo; no Brasil esse número ultrapassa os 10 milhões (IBGE).

A língua utilizada pela comunidade surda brasileira é a Libras (Língua Brasileira de Sinais), reconhecida por lei como uma língua, assim como o português. Isso acontece porque a Libras trabalha exclusivamente com a comunicação visual, diferentemente da língua portuguesa, um idioma processado a partir de sons, o que torna o aprendizado por parte dos surdos mais difícil – a maioria das escolas do país ainda não consegue oferecer uma boa estrutura de ensino para os surdos.

Ao trazermos esse assunto para a esfera digital, o problema ganha um contorno preocupante: a falta de acessibilidade em Línguas de Sinais faz com que a internet esteja praticamente offline para uma parcela significativa da população, que não consegue consumir qualquer tipo de conteúdo. Apesar de ser obrigatória por lei desde janeiro de 2016, quando a Lei Brasileira de Inclusão entrou em vigor, a acessibilidade digital ainda está longe de ser uma realidade no Brasil. Menos de 1% dos sites brasileiros está acessível.

Diante desse contexto e por ser parte de seu propósito, o site da Adimax, além de já possuir acessibilidade para pessoas com deficiência visual, agora disponibiliza a ferramenta Hand Talk, um plugin em Libras com dois tradutores virtuais, o Hugo e a Maya, que fazem a tradução automática de texto e áudio para a Línguas de Sinais.

Este é mais um passo que a Adimax acredita ser um avanço para a acessibilidade, mostrando que é possível disponibilizar uma tecnologia fácil, interativa e que abra as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Notícias relacionadas