A importância da nutrição adequada para a qualidade de vida dos pets

Hoje, esses animais são vistos como membros da família por grande parte dos tutores, levando a uma maior preocupação com sua saúde e qualidade de vidaes em braile, o uniforme destaca o trabalho realizado desde 2018. O objetivo é alcançar a marca de 65 cães doados até o final do ano.

Segundo dados recentes da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil ocupa o 3º lugar no mundo entre os países que possuem mais pets, tendo em média 1,2 cães ou gatos por lar brasileiro. Hoje, esses animais são vistos como membros da família por grande parte dos tutores, levando a uma maior preocupação com sua saúde e qualidade de vida. E para promover o bem-estar e a longevidade dos pets, o cuidado com a nutrição é essencial.

O principal papel da nutrição é fornecer quantidades adequadas de nutrientes essenciais, a fim de suprir a necessidade fisiológica do animal. Os nutrientes essenciais para cães e gatos são proteína, gordura, minerais e vitaminas. Eles são substâncias encontradas nos alimentos que fazem parte das atividades biológicas e são necessários para o bom funcionamento do corpo. Suas atividades dentro do organismo são diversas, desde a formação de estruturas como ossos, músculos, pele, pelos, até a composição de hormônios, enzimas, anticorpos e mecanismos fisiológicos mais complexos.

“Ao todo, são 44 nutrientes essenciais para cães e 45 para gatos, e todos eles devem ser fornecidos diretamente na alimentação do animal, respeitando os teores recomendados pelas diretrizes nutricionais, de modo que a dieta seja completa e balanceada para atender a todas as necessidades da espécie, faixa etária e condição fisiológica do pet. A ausência ou a menor concentração desses nutrientes na dieta do animal pode acarretar em diversos problemas de saúde denominados deficiências nutricionais. Os animais podem apresentar desde sinais mais leves, como problemas de pele e pelos, problemas reprodutivos e até os mais graves, como anemias e aumento na predisposição de doenças infecciosas”, orienta Mariana Fragoso, médica- veterinária da Adimax e especialista em nutrição de cães e gatos.

Além das deficiências nutricionais, a má nutrição pode influenciar na qualidade de vida desse pet, uma vez que predispõe a doenças metabólicas e diminui a expectativa de vida. O desbalanço e o excesso de alguns nutrientes também podem prejudicar a saúde. Um exemplo comum de excesso nutricional é a obesidade, que se tornou a doença metabólica mais comum em cães e gatos, e é resultado do excesso da ingestão de energia e diminuição da atividade física


A mudança na relação do tutor com seu pet impulsionou a nutrição de cães e gatos, e hoje investe-se muito em pesquisa e tecnologia, buscando uma nutrição com foco em bem-estar, saúde e qualidade de vida. Pesquisas recentes, por exemplo, demonstraram que a composição da microbiota intestinal melhora não só a saúde do intestino, como do animal como um todo; a utilização de fontes especiais de gordura também pode melhorar a perda de cognição decorrente do envelhecimento do pet.

Mediante descobertas como essas e com a maior disponibilidade de ingredientes especiais, hoje o mercado oferece uma variedade de alimentos de alta qualidade e especificidade, com produtos voltados às diferentes fases da vida e particularidades, como para animais idosos, animais castrados, animais com tendência ao ganho de peso e até alimentos voltados a auxiliar no tratamento de enfermidades.


Os alimentos de alta qualidade são produzidos com ingredientes de fácil digestão e alto aproveitamento, sendo mais concentrados nutricionalmente, o que se traduz em menor consumo, menor volume de fezes e alta palatabilidade, ou seja, são muito bem aceitos pelos cães e gatos. Esses alimentos geralmente possuem ingredientes com intuito de gerar benefícios adicionais à nutrição convencional, os chamados ingredientes funcionais: são componentes fisiologicamente ativos que visam cuidados preventivos e promoção da saúde. Como exemplo, podemos citar os prebióticos, que colaboram para saúde intestinal; os antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres responsáveis pelos efeitos do envelhecimento; os componentes voltados aos cuidados com as articulações, como o colágeno; o hexametafosfato de sódio, que colabora na prevenção do tártaro e saúde bucal, entre muitos outros.

 A Fórmula Natural Fresh Meat, linha super premium da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, foi desenvolvida por médicos veterinários utilizando os conceitos mais modernos da nutrição destes animais. Naturalmente saborosa e nutritiva, possui como grande diferencial a utilização de carne fresca e fontes especiais de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, como frutas e vegetais. Os alimentos dessa linha são livres de grãos e de ingredientes transgênicos e possuem antioxidantes naturais. Colaboram para a saúde intestinal, saúde da pele e da pelagem, saúde articular e combate aos radicais livres. E, no caso dos felinos, oferecem também o cuidado com o sistema urinário, por meio de minerais cientificamente balanceados que colaboram para um pH urinário equilibrado.

SOBRE A ADIMAX

Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), filiais em Abreu e Lima (PE), Uberlândia (MG) e Goianápolis (GO), e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. 

A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”. A garantia da segurança de alimentos é um compromisso da Adimax, que possui um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos corporativo e certificado, a ISO 22000, atendendo a padrões internacionais de controle de qualidade, desde a matéria-prima até o produto final. Investe no sistema de gestão ambiental e mantém a certificação na norma ISO 14001:2015, garantindo um processo que reduz os impactos ambientais e contribui para a sustentabilidade da empresa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Adimax 20 anos

Unidos por uma missão, guiados pelo propósito Em 14 de março de 2002, iniciamos a nossa missão: promover o bem-estar animal através de alimentos de

Saber mais  

VET ESTÁGIO | EDIÇÃO 2021

A nova edição do programa Vet Estágio, vinculado à Fórmula Natural, está com vagas abertas nas quatro unidades da Adimax, localizadas em Salto de Pirapora/SP, Abreu

Saber mais