Não são só os humanos que correm riscos para a saúde por causa do excesso de peso: os bichinhos também podem sofrer bastante com esse tipo de problema. Um gato obeso pode parecer muito fofinho, mas tem a saúde e a expectativa de vida bastante prejudicadas, e esse é o assunto deste artigo. Continue a leitura para saber sobre:
- os riscos para a saúde de um gato obeso;
- como identificar o sobrepeso felino;
- como prevenir a obesidade em um gato.
Os riscos para a saúde de um gato obeso
Além de reduzir a qualidade e a expectativa de vida dos bichanos, a obesidade felina deixa o animalzinho mais predisposto a desenvolver diversas doenças:
Aumento do colesterol
Sim, os gatos também podem ter aumento da quantidade circulante de gordura no sangue, e a obesidade é um fator de risco para esse problema que é bastante silencioso e difícil de detectar, já que comumente apresenta sintomas apenas em casos mais graves.
O colesterol alto pode causar o aumento de gordura em alguns órgãos, principalmente o fígado, dificultando sua função e causando o aparecimento de sintomas como vômito, enjôo e amarelidão no branco dos olhos.
Diabetes
Assim como no caso dos seres humanos, a diabetes felina é um problema relacionado à insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. Um estudo mostrou que gatos obesos têm até 3,9 chances a mais de desenvolver diabetes, e isso acontece porque o excesso de peso prejudica diretamente a ação desse hormônio, pois torna o organismo mais resistente a ela.
Problemas de locomoção
Com o tempo, o excesso de peso sobre os ossos e as articulações causa dores e dificuldades de locomoção aos bichanos, afetando bastante sua rotina e qualidade de vida.
Como identificar o sobrepeso felino
Pode não ser tão simples identificar um gato obeso só de olhar para ele, já que muitas vezes os pelos acabam disfarçando a situação. Uma dica, no entanto, é fazer carinho no animal e observar se é possível sentir os ossinhos da costela. Se você não conseguir, esse é um forte indício de sobrepeso.
A partir dessa descoberta, no entanto, o ideal é procurar um médico-veterinário para confirmar o diagnóstico e indicar a necessidade de mais exames para avaliar a saúde do bichinho. É importante ter em mente, também, que alguns gatos são mais propensos a ficar obesos:
- gatos com 7 anos ou mais de idade já são considerados idosos, se tornam mais sedentários e, consequentemente, gastam menos energia;
- gatos castrados, pois tendem a ficar menos ativos, gastar menos energia e costumam passar a ingerir maior quantidade de alimento;
- gatos que foram obesos quando filhotes.
Como prevenir a obesidade em um gato
Seja para evitar o problema ou para ajudar no emagrecimento de um gato obeso, o ideal é tomar alguns cuidados na rotina do bichinho:
Estimule brincadeiras e movimentações
Assim como o corpo humano precisa estar em movimento para permanecer saudável, os bichinhos também não podem ficar parados. O sedentarismo influencia diretamente no ganho de peso e, por isso, é muito importante estimular o seu gato com brincadeiras que demandem a movimentação.
As brincadeiras, além de ajudarem o bichano a gastar calorias, diminuem o tédio e a ansiedade, o que costuma fazer com que eles comam além da conta.
Mantenha as consultas e os check-ups em dia
O aumento do peso no gatinho também pode estar associado a algumas doenças previamente existentes, como o hipotiroidismo. O ideal, portanto, é manter as consultas com o médico-veterinário sempre em dia, assim como os exames de rotina que ajudam a avaliar a saúde do gatinho como um todo e evitar a obesidade, entre outros problemas.
Ofereça uma alimentação balanceada
A alimentação do gato está diretamente relacionada à manutenção do peso dele. Portanto, é importante escolher rações com boa qualidade nutricional. Para evitar o sobrepeso, vale optar por produtos light indicados para gatos adultos com tendência ao ganho de peso ou para gatos castrados. Já no caso de um gato obeso, é preciso consultar o médico-veterinário para indicação do melhor alimento para a perda de peso.
A Fórmula Natural é uma marca que abrange várias linhas de alimentos Super Premium para cães e gatos. Desenvolvidas por especialistas em nutrição de cães e gatos a partir dos mais modernos conceitos da nutrição pet, proporcionam uma ótima alimentação por meio de níveis adequados de proteínas e gorduras de alta qualidade, fibras especiais e ingredientes funcionais.
A ração light da linha Fresh Meat oferece menor quantidade de calorias e um reforço de fibras, o que a torna ideal para gatos adultos com tendência a engordar. Feita com frango, beterraba e chá verde, ela conta ainda com uma substância chamada L-Carnitina, que colabora para a queima de gordura.
Para saber mais sobre essa ração, todos os detalhes da composição nutricional e a tabela de consumo adequada, é só visitar a página da Fresh Meat Light no site da Adimax e conhecer uma ótima opção de alimentação para o seu bichano.