Os carrapatos são pequenos aracnídeos parasitas que se alimentam do sangue de seus hospedeiros e podem transmitir uma variedade de doenças, tanto para os animais quanto para os seres humanos. Por isso, é muito importante que os tutores saibam como prevenir uma infestação em seus bichinhos.
Leia este artigo para entender:
- doenças que os carrapatos podem transmitir;
- como prevenir infestação de carrapatos em cães e gatos;
- o que fazer se encontrar carrapatos no seu animal.
Doenças que os carrapatos podem transmitir
Além de serem incômodos por si só, causarem coceira e feridas na pele, os carrapatos são ectoparasitas com capacidade de transmitir uma variedade de doenças enquanto se alimentam do sangue de seus hospedeiros.
Elas são graves e podem se manifestar meses e até anos após a infestação, por isso a prevenção é tão importante. Confira as principais doenças transmitidas por carrapatos:
Babesiose
A babesiose é uma doença causada por protozoários do gênero Babesia, e pode afetar humanos, gatos e principalmente cães. Os principais sintomas são febre, letargia, anemia, icterícia e insuficiência renal.
Erliquios
É causada pelas bactérias do gênero Ehrlichia e pode resultar em sintomas como febre, perda de apetite, letargia, problemas de sangramento, gengivite e problemas respiratórios. É uma doença que acomete principalmente os cães e costuma causar muitas complicações, levando até mesmo a óbito.
Doença de Lyme
A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. Afeta principalmente os cães e, em menor frequência, os gatos. Entre os sintomas mais comuns estão febre, letargia, dores articulares e musculares. Caso evolua, a doença causa complicações mais graves, como danos nos rins e no sistema nervoso.
Como prevenir infestação de carrapatos em cães e gatos
Para prevenir uma infestação de carrapatos em seu gato ou cão, é importante tomar uma série de cuidados que vão desde os medicamentosos até a observação constante do bichinho e a limpeza de seu ambiente. Confira as principais medidas:
Inspeção do animal
Realize inspeções frequentes nos pelos e na pele de seus animais, especialmente após passeios ao ar livre ou viagens para locais em que os carrapatos são mais comuns, como sítios, parques ou locais com vegetação alta.
Para isso, passe as mãos por todo o pelo, concentrando-se nas áreas mais propensas à infestação por carrapatos, como cabeça, pescoço, orelhas, axilas e patas, especialmente os espaços entre os dedos. Os carrapatos fixam-se preferencialmente em locais do corpo em que a pele é mais fina.
Escovação e banho
Manter a escovação e os banhos em dia no seu animal ajudam a detectar e remover os carrapatos mais precocemente. Em alguns casos, o médico-veterinário poderá prescrever banhos com produtos específicos que auxiliam no controle dos parasitas.
- Leia o artigo: Banho em cachorros: cuidados a se tomar
Limpeza e controle do ambiente
O ambiente em que o animal vive é uma fonte de infestação de carrapatos que passa
despercebida por muitos tutores, portanto, para uma prevenção efetiva, além do cuidado com o animal, a inspeção cuidadosa e a limpeza adequada fará toda diferença.
Na hora da limpeza, é importante ter atenção redobrada com os locais em que as diferentes formas de vida dos carrapatos (ovos, larvas e ninfas) se mantém com mais frequência, como muros, paredes, batentes de portas e janelas, atrás de quadros e telhados.
Por isso, a faxina não deve ser feita só no chão. Muitos móveis, como sofás, cadeiras, mesas e a própria casinha do cão também podem alojar esses parasitas.
Na dúvida, sempre consulte o médico-veterinário de sua confiança para tirar dúvidas sobre o assunto. E não se esqueça: ele é o profissional mais indicado para orientar quais produtos são os mais adequados para serem utilizados para a desinfestação do ambiente.
Cuidados preventivos
Existem alguns produtos para uso oral ou mesmo tópicos que podem ser prescritos pelo médico-veterinário para prevenir a infestação de carrapatos em cães e gatos. Para que a prevenção seja efetiva, é importante seguir fielmente a periodicidade indicada pelo profissional.
O que fazer se encontrar carrapatos no seu animal
Embora possa ser assustador encontrar um carrapato em seu animal de estimação, é importante lidar com a situação de maneira calma e eficaz para minimizar os riscos de doenças e infestações.
É possível remover o parasita do corpo do animal utilizando luvas e uma pinça. Antes, coloque um algodão embebido em álcool em cima do carrapato para facilitar que ele solte suas garras, evitando que permaneçam dentro da pele inflamando e infeccionando o local.
Deixe ao seu lado um pequeno recipiente com álcool e vá mergulhando os carrapatos que for retirando dentro desse recipiente. Tampe muito bem, e descarte ou guarde para mostrar ao médico veterinário. Nunca jogue no ambiente e nem pise em cima do carrapato.
Após a remoção, realize a limpeza do local com antisséptico e converse com o médico-veterinário sobre a aplicação de produtos adequados para prevenir novas infestações no animal.
Trate todo o ambiente por onde seu pet circula. Mantenha-o sob observação para futuros sintomas das doenças transmitidas pelos carrapatos e leve-o para uma consulta com o médico-veterinário.
Gostou deste artigo? Aproveite para ler também nosso conteúdo sobre medicina veterinária preventiva e conheça essa abordagem de cuidados com os seus animais de estimação!