Ter a companhia de animais domésticos é benéfico tanto para nós, humanos, quanto para os pets. No entanto, um ambiente interno reduz as oportunidades deles expressarem comportamentos típicos da espécie, como caçar, morder ou arranhar, o que pode gerar estresse.
O enriquecimento ambiental, então, visa permitir que o animal expresse seu comportamento natural, proporcionando um ambiente mais estimulante.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira:
- o que é enriquecimento ambiental para gatos;
- quais são os cinco tipos de enriquecimento ambiental;
- como utilizar as rações no enriquecimento ambiental para gatos.
O que é enriquecimento ambiental para gatos?
O enriquecimento ambiental para gatos consiste em atividades e mudanças no ambiente que estimulam o comportamento natural do animal. O processo inclui a gatificação e o incentivo de hábitos instintivos, como caçar, correr, explorar o espaço e brincar.
Pequenas ações podem ser incorporadas à rotina do gato, como diferentes formas de brincar, maneiras de se alimentar e até o estímulo ao consumo de água.
Quais são os cinco tipos de enriquecimento ambiental?
Para maximizar os benefícios do enriquecimento ambiental, é importante trabalhar os diversos aspectos do comportamento natural dos gatos. O enriquecimento pode ser dividido em cinco tipos, abrangendo desde hábitos alimentares até a relação do animal com o ambiente:
Enriquecimento ambiental alimentar
O enriquecimento alimentar busca incentivar o gato a “caçar” o próprio alimento, remetendo ao seu instinto natural. Isso pode ser feito por meio de brinquedos interativos que liberam comida aos poucos, forçando o gato a usar suas habilidades de caça.
Alimentos de diferentes tipos e texturas, como sachês de ração úmida, ração seca e petiscos podem ser utilizados nos comedouros interativos.
Esse tipo de enriquecimento ambiental também é uma ótima ferramenta para estimular o gasto de energia e fazer com que o gato coma de forma mais lenta, sendo interessante para os gatos que tendem a comer muito rápido ou que possuem tendência a engordar.
Enriquecimento ambiental sensorial
Esse tipo de enriquecimento estimula os órgãos sensoriais do gato, como olfato, visão, audição, tato e também paladar.
Algumas maneiras de estimular o lado sensorial incluem escovar o gato regularmente, oferecer opções de brinquedos com diferentes texturas e formatos, fornecer plantas comestíveis (como grama para gatos), usar catnip e até colocar músicas relaxantes no ambiente (há opções específicas no YouTube).
Enriquecimento ambiental físico
O enriquecimento físico permite que o gato exercite habilidades de escalada, de esconder-se e de superar obstáculos. Para proporcionar este enriquecimento ambiental para gatos, invista em arranhadores, brinquedos que podem ser escalados, tocas, caixas de papelão e fontes de água.
Locais para dormir e se esconder também são essenciais para proporcionar conforto e um espaço seguro para o pet.
Enriquecimento ambiental social
Os gatos também se beneficiam com interações sociais, seja com outros felinos, outros animais ou até mesmo com humanos. No entanto, é necessário respeitar o limite do gato, pois existem aqueles mais sociáveis com humanos, outros pets etc. Além disso, é importante incentivar a socialização do gato quando ainda filhote.
Essa interação pode ser incentivada por meio de brincadeiras e convívio com outras pessoas e animais. Em casos de gatos mais ariscos ou medrosos, um especialista em comportamento felino pode ajudar na socialização do animal.
Enriquecimento ambiental cognitivo
O enriquecimento cognitivo tem como objetivo estimular a capacidade intelectual do gato, incentivando-o a resolver problemas e ter mais autonomia no dia a dia. Você pode fazer isso com jogos interativos, como comedouros que exigem que o gato supere obstáculos para alcançar a comida.
Esses desafios mantêm o gato mentalmente ativo e ajudam a desenvolver suas habilidades cognitivas.
Como utilizar as rações no enriquecimento ambiental para gatos?
Como você viu no tópico anterior, a alimentação para gatos está ligada ao instinto animal dos felinos. Nesse sentido, o alimento pode ser um aliado em diferentes tipos de enriquecimento ambiental para gatos. Confira algumas dicas de utilizar os alimentos para essa atividade:
- use comedouros interativos, brinquedos e bolinhas que liberam petiscos para incentivar o gato a “caçar” a comida, o que remete ao instinto natural. No entanto, lembre-se de que esses comedouros são um complemento à alimentação;
- ofereça diferentes tipos de alimentos, como ração úmida, sachês e petiscos;
- mantenha a variedade nas brincadeiras e nos métodos de alimentação para que o gato não perca o interesse, respeitando o limite do animal.
Como vimos até aqui, existem muitas formas de enriquecer o ambiente para gatos. No entanto, é importante consultar um médico-veterinário para discutir quais são as melhores estratégias para o seu gato, especialmente se ele tiver restrições alimentares.
Para saber mais sobre como manter o bem-estar do seu animal de estimação, entenda como uma alimentação balanceada pode ajudar a prevenir doenças em pets.