Seu bichinho é muito ansioso para comer? A comida some rápido do pote e ele logo está pedindo mais? Ele também costuma ser um pouquinho preguiçoso ou, até mesmo, andou engordando? Se você nunca teve um comedouro interativo para ele, chegou a hora de experimentar!
Neste artigo você vai descobrir como esse item é super interessante e não deveria faltar no enxoval de cachorros e gatos! Boa leitura.
O que é comedouro interativo
Como o próprio nome sugere, o comedouro interativo é um item que alia interação e alimentação. Quando oferecemos ração ao animal no potinho clássico, funciona como um prato, não é mesmo? Ele vai ali, come rapidamente e vai embora.
Já o comedouro interativo vai muito além disso! Ele é, na verdade, uma espécie de brinquedo que estimula o animal enquanto ele se alimenta. Isso acontece porque ele tem pequenos obstáculos que o bichinho precisa vencer para conseguir se alimentar.
Esses obstáculos podem ser buraquinhos em que a ração fica escondida, ou mesmo labirintos dos quais o pet precisa conseguir retirar cada grãozinho.
Qual é a função do comedouro interativo
O comedouro interativo tem muitos benefícios para o bem-estar animal. Isso porque, além ao colocar obstáculos entre o animal e a comida, esse ítem:
- estimula o bichinho a raciocinar para vencer um desafio;
- instiga a exploração do instinto caçador em cães e gatos;
- impede que o animal ingira uma grande quantidade de comida de uma só vez;
- provoca a movimentação e a brincadeira;
- ajuda a diminuir a afobação para comer.
Como consequência, a médio e longo prazo, utilizar as versões interativas de comedouro faz com que os animais fiquem menos sedentários e, ainda, corram menos risco de se tornarem obesos.
Você sabia que o hábito de comer rápido demais é uma das grandes causas de obesidade em cães e gatos? Além disso, essa ansiedade com a comida pode gerar vários outros incômodos no dia a dia como vômitos, má-digestão e gases.
Como ensinar o seu bichinho a utilizar o comedouro interativo
Alguns tutores se apaixonam tanto pelos benefícios dos comedouros interativos que substituem todos os convencionais! Mas você pode ir aos poucos nessa jornada, escolhendo, por exemplo, uma das refeições para isso ou dividindo a porção de ração entre os dois tipos.
Enquanto o animal não estiver muito acostumado, torne a tarefa um pouco mais fácil. Sem a recompensa, muito provavelmente ele vai desistir. Para isso, vale colocar um pouco a mais de ração do que você colocaria normalmente para que ele consiga vencer o desafio com menos esforço. Reduza aos poucos para aumentar o desafio, à medida em que ele se adapta.
E já que estamos falando de alimentação, aproveite para ler o nosso artigo sobre as vantagens da ração super premium para a saúde e o desenvolvimento de cães e gatos.