A higiene bucal não é importante só para os humanos: os dentes dos nossos animais de estimação também precisam ser observados de perto. A saúde bucal interfere diretamente no bem-estar do pet, e manter o cuidado diário faz toda a diferença.
Leia este artigo para entender a importância disso e conferir dicas de como cuidar dos dentes do cachorro.
A importância de cuidar dos dentes do cachorro
É muito comum os tutores se incomodarem com o “bafo” do pet, mas você sabia que o hálito do cão tem relação com a saúde bucal do animal? Quando o odor for forte e ruim, é um sinal de alerta para os tutores que a saúde oral do cão pode estar comprometida.
Além dos dentes se desgastarem naturalmente com o tempo, os cachorros, assim como os humanos, formam a placa bacteriana, pelo acúmulo de restos de alimento e bactérias da própria boca.
Quando não se realiza a higiene bucal com frequência e de forma adequada, estas placas, em contato com o cálcio presente na saliva, se endurecem e formam o tártaro.
O problema é que quando não tratado, o tártaro se acumula e leva à doença periodontal causando inflamação e infecção na gengiva (que podem provocar dor e até mesmo sangramentos) e nos casos mais graves, pode destruir o ligamento e o osso dos dentes, o que acarreta na perda da dentição.
Além de gerar incômodos, dores e dificuldades para que o cão se alimente, as doenças bucais podem dar origem a outros problemas no organismo, já que a inflamação consegue se espalhar pela corrente sanguínea e atingir órgãos como o rins, os pulmões e o coração.
Agora que você já entendeu a importância, confira as nossas dicas de como cuidar dos dentes do cachorro durante a sua rotina.
Como cuidar dos dentes do cachorro
Existem muitas maneiras complementares de manter a saúde bucal do seu animal em dia. Neste tópico, reunimos informações sobre cada uma delas:
Escovação
A escovação é fundamental para manter a higiene bucal do cão em dia. Quando esse hábito é inserido na rotina de um filhote de cachorro, a adaptação é mais fácil — mas não se preocupe: com paciência e persistência é possível acostumar os cães adultos também.
O ideal é que você separe 15 minutinhos diários para escovar os dentes do seu animal. Para diminuir o estresse, crie associações positivas de carinho e brincadeiras neste momento. Lembre-se, também, de adquirir uma escova de dentes e um creme dental direcionados a uso animal e recomendados pelo seu médico-veterinário de confiança!
Para fazer a escovação, coloque o creme na escova e massageie suavemente os dentes, o céu da boca e a gengiva do cão, passando por toda a cavidade oral. Não precisa se preocupar com enxágue: o produto desenvolvido especialmente para o cachorro pode ser engolido sem problema, não vai causar nenhum problema à saúde dele.
Brinquedos
Os brinquedos não apenas são ótimos estímulos para provocar a diversão e o gasto energético dos animais, mas também podem ser grandes aliados do cuidado com a saúde bucal.
Alguns deles são desenvolvidos especialmente para funcionar como dentifrícios, ou seja, colaborar com a limpeza ajudando a remover, de maneira mecânica, os excessos de alimento que tenham ficado presos na boca e a placa bacteriana.
É importante ter em mente, no entanto, que eles não substituem a escovação e devem ser usados apenas como complemento.
Ossos adequados
Assim como os brinquedos, existem alguns ossos e petiscos desenvolvidos com o objetivo de ajudar na limpeza bucal de maneira mecânica. Mais uma vez, é importante ressaltar que esses métodos não substituem a escovação, mas podem ser grandes aliados no dia a dia, principalmente porque os cães costumam gostar bastante.
Lembre-se, no entanto, de tomar muito cuidado com o excesso de petiscos oferecidos ao animal para evitar a obesidade canina. Siga sempre as recomendações do seu médico-veterinário.
Consultas regulares ao médico-veterinário
E falando no médico-veterinário, as consultas regulares são essenciais para acompanhar de perto a saúde do seu animal, incluindo a bucal. Se avaliar a presença de sintomas periodontais e consequências mais graves, o profissional certamente indicará o melhor protocolo de tratamento para o caso — o que pode incluir uma limpeza clínica de tártaro, realizada por especialistas.
Alimentação
A alimentação pode ser uma grande aliada na saúde oral. Além de ser um cuidado diário, o
alimento seco pode contribuir para saúde bucal de duas formas:
- Ação mecânica: o atrito causado pela mastigação, associado à textura e à consistência do alimento seco auxiliam na redução da placa bacteriana. Para isso, é importante oferecer um alimento adequado ao porte do cão, proporcionando assim o atrito apropriado para que a ação mecânica seja eficaz.
- Ingredientes especializados: existem alimentos que oferecem em sua formulação o hexametafosfato de sódio, um ingrediente funcional que se liga ao cálcio da saliva impedindo sua deposição na placa bacteriana e, consequentemente, a formação do tártaro.
Agora que você entendeu sobre a importância de cuidar dos dentes do seu pet, não deixe de ler o nosso artigo sobre tipos de ração para cachorro para aprender a escolher a opção mais saudável!