Dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social dessas pessoas
Para a diretora pedagógica Wilmara Cayres Rios, da APAE de Londrina, apoiar a instituição voluntariamente ou financeiramente é “acreditar que os alunos, apesar da deficiência, são capazes e tem os mesmos direitos de qualquer outro cidadão.”
A Adimax, que tem como propósito amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência, é parceira da APAE Londrina desde o início de 2021. Hoje, a instituição, sem fins lucrativos, atende 325 alunos na parte pedagógica e mantém 285 pacientes que recebem suporte psicológico e psicopedagogo, além de assistência social e tratamento com fisioterapia e terapia ocupacional. Também dá suporte para os assistidos na inclusão no mercado de trabalho, disponibilizando vagas de emprego e realizando o acompanhamento junto às empresas.
Outro projeto, apoiado pela Magnus, uma das marcas da Adimax, é o time de futsal Down de Itu, interior de São Paulo.
“O Miguel só evoluiu desde que entrou para o time. O esporte mudou a vida dele como a de todos os outros atletas que participam do projeto. Eles são tão capazes quanto nós”, afirmou o técnico da equipe bicampeã brasileira, Carlos Alberto Santos.
A mãe de Miguel, Maria Cidrão, o acompanha em todos os treinos e destaca a importância do projeto na rotina do filho. “Ele adora o projeto, é super disciplinado. Dificilmente falta aos treinos. O time de futsal Down só trouxe melhorias tanto na parte física quanto psicológica do meu filho”.
No Brasil existem cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Apoiar as instituições que cuidam de pessoas com deficiência, dentre elas, pessoas com Síndrome de Down, é uma forma da gente reconhecer pelo trabalho realizado e ajudar a dar continuidade nos projetos tão importantes para a inclusão. Este é o nosso propósito”, ressaltou o coordenador de marketing social da Adimax, André Sano.
Sobre a Síndrome de Down
A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células ao invés de 46, como a maior parte da população.
Fonte: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.