Infecção Urinária em Gatos: Entenda o Assunto

Infecção Urinária em Gatos: Sintomas, Tratamento e Prevenção

Infecção urinária é um termo médico que se refere àquelas doenças que tem como causa micro-organismos invasores, como os vírus, bactérias ou fungos, e que neste caso, afetam o trato urinário (bexiga e a uretra).

É muito comum que quando o gatinho mostre sinais de dor ao urinar, sangue na urina ou micções em poucas quantidades, os tutores associem a uma infecção, porém este conceito não pode ser generalizado para os felinos, já que existem outras causas além da infecção.

Neste caso dos gatos, estes sintomas estão relacionados à doença do trato urinário inferior, a DTUIF.

O que é a doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF)?

A DTUIF pode ser definida como qualquer distúrbio que pode acometer o trato urinário dos gatos – ou seja, a bexiga ou uretra. Gatinhos com DTUIF costumam mostrar sinais como:

  • Postura arqueada ao urinar;
  • Urina com sangue;
  • Ir mais vezes à caixinha de areia para urinar;
  • Fazer xixi fora caixinha;
  • Não conseguir urinar;
  • Dor intensa – o que pode levar o animal a se estressar e se tornar agressivo.

O principal motivo de não podermos generalizar estes sinais como infecção urinária é que, muitas vezes, a causa desses sintomas pode não ter nenhuma relação com micro-organismos, mas sim a outras doenças. Configura a seguir as principais:

Infecções bacterianas ou virais

Existem casos em que a DTUIF é sim uma infecção, pois é causada por bactérias ou vírus, porém isto acontece com uma frequência bem menor comparada aos demais motivos.

Estes micro-organismos conseguem invadir as células do trato urinário dos felinos, acabam se multiplicando e colonizando toda a bexiga e uretra, e assim, dando origem ao que conhecemos como infecção urinária.

Estresse crônico

Apesar de parecer inofensivo, muitos tutores de gatinhos não sabem o impacto que o estresse pode exercer na saúde do bichano. Isso porque o estresse a longo prazo causa alterações na estrutura da bexiga, deixando-a inflamada e fragilizada, sendo uma das causas mais frequentes do aparecimento dos sinais da DTUIF.

Urólitos

As pedras na bexiga, também conhecidas por urólitos ou cálculos urinários, são consideradas uma das principais causas da doença do trato urinário inferior dos felinos, seguida do estresse.

Um dos agravantes dos urólitos é que ao se deslocar pelo trato urinário, este causa lesões que levam aos sinais clínicos da DTUIF, porém o grande problema é quando esta pedra acaba se alojando na uretra – um canal estreito de passagem da urina – causando o que chamamos de obstrução. 

Nesse caso é considerado uma urgência médico-veterinária, já que o animal não conseguirá urinar podendo afetar principalmente os rins, e em casos mais graves, ir a óbito.

Por que os gatos têm tantos problemas urinários?

É muito comum ver os gatinhos em destaque quando se fala de doenças no trato urinário, e existe um motivo para isso – sua fisiologia. 

O gato doméstico tem como seu descendente o gato-selvagem originário de zonas desérticas da África. Devido à baixa disponibilidade de água nessas regiões, os gatos se adaptaram tendo uma alta capacidade de concentrar a urina, além de baixa sensibilidade a sede.

A combinação de concentrar muito a urina e não beber água favorece a formação dos cálculos urinários, e por conta disso, os gatos apresentam mais facilidade em desenvolver doenças relacionadas ao trato urinário quando comparado aos cães.

Dicas de ouro que favorecem a saúde do trato urinário dos gatos

Agora que entendemos que cuidar da saúde do trato urinário dos gatos é muito importante, confira alguns cuidados essenciais para incentivá-los a beber água e urinar, contribuindo para sua saúde e bem-estar:

Ofereça água limpa e potável, trocando diariamente

Não se esqueça, a limpeza e o local do bebedouro são muito importantes! Mantenha-o sempre limpo e higienizado, e escolha um local adequado, que seja tranquilo, fresco e ao abrigo do sol.

Disponibilize diferentes tipos de bebedouro, em vários ambientes

Por serem animais com baixa sensibilidade à sede, é importante que o acesso à água seja fácil. Para isso, é importante colocar mais de um pote de água, e que sejam espalhados pela casa.

Use fontes de água

Apesar de ser fofo ver os gatos bebendo água da torneira, saiba que este é um hábito que dificulta o animal a beber água, pois se cria um vínculo de dependência. Nesse caso, coloque fontes d’água ou cascatas. A água em movimento é atrativa para os gatos, estimulando que a bebam.

Preste atenção nas caixas de areia

Tão importante quanto estimular a ingestão de água, é permitir que o gato não concentre ainda mais a urina. Portanto, disponha mais de uma caixa de areia, sempre respeitando o número de gatos na casa, facilitando o seu acesso, além de limpá-las diariamente.

Cuide da alimentação do gato

Isso mesmo! A alimentação úmida pode ser uma grande aliada na ingestão de água. Por serem formulados com alto teor de água – no mínimo 70%– colaboram para hidratação do pet e favorecem a saúde do trato urinário.

Conheça o alimento úmido Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet

Uma linha de alimentos úmidos e de alta qualidade para cães e gatos, com sabor delicioso que agrada os paladares mais exigentes. Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet é completa e por isso pode ser utilizada como alimento principal ou em conjunto com o alimento seco. 

Formulada com carne em pedaços como única fonte de proteína, não possui conservantes e corantes, além de ser livre de grãos. Pelo alto teor de água, colabora ainda para a saúde do trato urinário.

Para saber mais informações sobre as rações úmidas Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet, acesse os links abaixo:

Fresh Meat Gourmet para cães

Fresh Meat Gourmet para gatos

Compartilhe

Notícias relacionadas