De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro país do mundo que mais tem animais domésticos. Segundo um censo realizado pelo Datafolha em parceria com a empresa QuintoAndar, quase 70% dos brasileiros afirmam ter plantas em casa.
Basta juntar essas duas estatísticas para entender que em grande parte dos lares do país é possível encontrar pets e plantas — mas você sabia que é preciso tomar certos cuidados se quiser ter ambos dentro da sua casa? Isso porque existem muitas plantas tóxicas para cães e gatos que podem gerar problemas para a saúde dos bichinhos.
Leia o artigo para entender mais sobre esse assunto!
Cuidados necessários para ter plantas e pets em casa
Um tutor responsável sabe que precisa garantir a segurança, a saúde e o bem-estar de um animal ao levá-lo para casa, mas muitas vezes não imagina a quantidade de fatores aos quais é importante se atentar.
Quem deseja ter plantas e bichinhos em casa deve se munir de informação de qualidade. Isso porque são muitas as plantas que podem intoxicar um animal, seja pela ingestão ou até mesmo com irritações na pele causadas pelo contato físico — e as plantas ornamentais, comumente utilizadas com objetivo de decoração de ambientes, podem ser tóxicas aos pets.
Se você já tem uma planta em casa antes de levar o bichinho ou, mesmo, faz questão de adquiri-la, atente-se bem ao local em que ela ficará exposta para garantir que o animal não a alcance. No caso dos gatos é preciso tomar ainda mais cuidado, já que eles são escaladores.
Qual é o perigo das plantas tóxicas aos animais
As plantas tóxicas aos animais podem afetá-los de maneiras bastante diferentes, causando sintomas que podem ir desde uma irritação cutânea até graves problemas neurológicos. Alguns dos sintomas mais recorrentes são:
- alterações digestivas como vômitos e diarreia;
- falta de apetite;
- lesões na mucosa oral;
- inchaço na língua;
- alterações cardíacas;
- desequilíbrio;
- desmaios;
- convulsões.
Em casos mais graves, dependendo do nível de toxicidade da planta e da quantidade ingerida, o animal pode até mesmo vir a óbito.
Como escolher uma planta se você tem um animal em casa
Se você quer ter uma planta e bichinhos em casa, o primeiro passo é consultar o médico-veterinário de sua confiança e conversar sobre o assunto. Esse profissional é quem tem o respaldo para orientá-lo com propriedade.
De qualquer forma, confira algumas das plantas tóxicas mais famosas:
- tulipa;
- lírio;
- violeta;
- comigo-ninguém-pode;
- espada-de-são-jorge;
- samambaia;
- mamona;
- azaleia;
- costela-de-adão;
- narciso.
Para levar um bichinho para casa e cuidar dele com segurança, é preciso se atentar a algumas questões bem importantes. Entenda mais sobre o assunto no nosso artigo sobre posse responsável de animais!