Assim como os seres humanos podem apresentar intolerâncias ou alergias a alguns alimentos, o mesmo acontece com os cães. Problemas intestinais, coceiras e vermelhidão na pele são alguns dos sintomas mais comuns de alergia alimentar em cachorros que deixam os tutores de cabelo em pé — afinal, todos querem o bem-estar dos seus bichinhos.
A boa notícia é que com o avanço da ciência e da nutrição, hoje os médicos-veterinários têm disponível para prescrição a ração hipoalergênica que pode fazer toda a diferença na melhora e na promoção de qualidade de vida do seu amigo de quatro patas que apresenta esses sintomas alérgicos.
Mas afinal, você sabe o que é uma ração hipoalergênica? Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!
O que é ração hipoalergênica?
Você provavelmente já esbarrou com a palavra “hipoalergênico” em diversos outros tipos de produtos no seu dia a dia. Esse rótulo quer dizer que o produto contém o mínimo possível de substância reconhecidas como causadoras de alergia.
Uma ração hipoalergênica, portanto, segue o mesmo conceito: significa que o alimento foi formulado com ingredientes com baixo potencial de causar alergia.
Leia também: Ração sem grãos — entenda essa tendência
Qual é o diferencial da ração hipoalergênica?
Você deve estar se perguntando: mas afinal, qual é a diferença entre uma ração hipoalergênica e uma ração comum? Para entender isso, primeiramente é necessário entender o que é alergia alimentar.
A proteína é um dos nutrientes essenciais na dieta, que além de nutrir o animal, compõe diferentes tecidos (como o músculo e a pele) e é indispensável para o perfeito funcionamento do metabolismo do animal. Entretanto, nas alergias alimentares, o sistema de defesa do animal responde de uma maneira anormal, principalmente, a este componente da dieta, causando assim os sintomas indesejados.
Este é um dos principais diferenciais entre uma ração hipoalergênica e os alimentos convencionais: o tipo de proteína utilizada. As opções para uma ração hipoalergênica são a de utilizar uma única de fonte proteína à qual o animal não é alérgico, ou a proteína hidrolisada.
A proteína hidrolisada utiliza alta tecnologia ao passar por um processo chamado de hidrólise que a quebra a proteína em partículas muito pequenas que acabam não sendo reconhecidas pelo sistema defesa, não desencadeando a alergia.
Essa modificação serve para diminuir e até mesmo impedir uma resposta imunológica anormal do organismo que se manifesta por meio dos sintomas alérgicos.
Conheça a ração hipoalergênica da Fórmula Natural
A linha Fórmula Natural Vet Care foi desenvolvida por médicos-veterinários sob os conceitos mais avançados da nutrição para cães e gatos enfermos que necessitam de dietas especiais. Formulados com alta tecnologia e ingredientes especiais, os alimentos Fórmula Natural Vet Care não contêm conservantes artificiais e são livres de ingredientes transgênicos, e seu portfólio atende as principais enfermidades, contando com uma versão para cães com hipersensibilidade alimentar.
Fórmula Natural Vet Care Hipoalergênica possui um baixo potencial alergênico através de uma formulação especial contendo fonte única de carboidrato, proteína hidrolisada de baixo peso molecular e sem ingredientes com glúten. Além disso, oferece cuidado para pele e pelagem pela inclusão de ômegas 3 e 6, biotina, zinco e vitamina A, importantes para a manutenção da barreira cutânea e qualidade de pelagem;
Obs: Fórmula Natural Vet Care Hipoalergênica é um alimento coadjuvante, não substitui o tratamento convencional, e seu uso é recomendado sob orientação do médico-veterinário.
Caso seja recomendado ao animal um protocolo que envolva essa dieta específica, acesse a página da Fórmula Natural Vet Care Hipoalergênica para cães e conheça todas as características do produto.