Lançamento de Embalagem de Pet Food com Poliéster Reciclado Pós-Consumo (PCR)

A Linha Fórmula Natural adota uma solução mais sustentável alinhada aos atributos do produto

A Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, reforça seu compromisso com as boas práticas ambientais e com os desafios para minimizar os impactos no planeta, e apresenta sua linha Fórmula Natural em uma embalagem mais sustentável e inédita no Brasil nesta categoria de produtos. Produzidas com PET PCR (poliéster reciclado pós-consumo), as embalagens traduzem o objetivo principal da Adimax com relação às questões ambientais: manter a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto.

O projeto é resultado da busca constante da empresa por alternativas para aprimorar seu produto final, melhorando todo o processo, desde a produção até o descarte, contribuindo com a redução de resíduos e com a preservação do meio ambiente. “Nossa ideia era promover a relação perfeita entre produto e embalagem, e nada mais adequado para uma linha que leva ‘natural’ em seu nome do que um bag plástico flexível sustentável”, explica Leonardo Dalmagro, gerente de desenvolvimento de Embalagens da Adimax. Com a conclusão deste projeto, a empresa é pioneira em comercializar pet food em uma embalagem produzida com conteúdo reciclado.

O novo produto é fabricado com os filmes sustentáveis da linha Ecophane®, da Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial. Esses filmes são os únicos aprovados no Brasil, pela Anvisa, para contato direto com alimentos. Os filmes sustentáveis Ecophane® têm, no mínimo, 30% de PET PCR em sua composição, o que lhes garante o selo ‘Recycled Content’, conferido pela agência internacional de certificação SCS Global Services. “Estamos felizes por ter um cliente como a Adimax que se preocupa que seus produtos e embalagens tenham um impacto ambiental positivo. A escolha do filme PET PCR Ecophane® atesta essa preocupação: cada tonelada de material PCR usado representa a coleta e a reciclagem de 13.800 garrafas PET”, ressalta André Gani, diretor Comercial & Marketing da Terphane.

Além de garantirem um menor uso de matérias-primas virgens, os filmes da linha Ecophane® estão inseridos no conceito de Economia Circular: o PET descartado na forma de recipientes, garrafas ou outros itens é coletado, reciclado e volta a ser embalagem. “O comprometimento da Terphane com a circularidade das embalagens está alinhado aos princípios da Adimax e, por isso, já tínhamos o desejo de ter esse material em nossos produtos”, afirma Dalmagro.

Além disso, a resina de fonte renovável I’m Green também está presente na formulação da embalagem produzida pela Incoplast, marca do Grupo Copobras e líder do mercado de embalagens pet food. “Este projeto é a união de diversas soluções que resultaram na redução de camadas de materiais e que estão alinhadas aos atributos que o produto final entrega. Junto a Adimax desenvolvemos uma embalagem sustentável e economicamente viável, atendendo todas as necessidades da dinâmica de consumo”, pontua Daiane Mazon, engenheira de produto da Incoplast. “Para nós, a sustentabilidade não é apenas uma visão de futuro, são ações do presente que norteiam nossos desenvolvimentos”, completa Daiane.

As novas embalagens da linha Fórmula Natural nasceram a partir de um projeto de eco design inteligente, com foco na sustentabilidade. Por isso têm o tamanho correto para as porções e um sistema de refechamento que minimiza o desperdício; as informações impressas garantem uso e armazenamento corretos e a leveza otimiza a logística do produto, reduzindo impactos nas etapas de armazenamento, distribuição e transporte. “As embalagens flexíveis colaboram muito com esta jornada sustentável, por seu excelente desempenho em todo o ciclo de vida do produto e atributos alinhados às tendências de consumo atuais: funcionalidade, conveniência, praticidade, atratividade no PDV e sustentabilidade, com ênfase no melhor uso dos recursos”, conclui Dalmagro.

A responsabilidade socioambiental faz parte do DNA da Adimax. Sua missão vai além de promover o bem-estar dos animais e sua atuação é marcante nos aspectos que envolvem os pilares da sustentabilidade (econômico, ambiental e social). As ações sustentáveis são inerentes à empresa, que também utiliza fontes renováveis para a produção de outras embalagens e realiza a compensação ambiental para seu descarte, assumindo um sério compromisso com a preservação do meio ambiente ao contribuir com a redução da poluição e promover consumo consciente de recursos.

Logística reversa

Para realizar a administração de seus resíduos sólidos, a Adimax tem parceria com o projeto EuReciclo, que promove reciclagem com responsabilidade social por meio da compensação ambiental.

Compartilhe

Notícias relacionadas