Lançamento de embalagem de pet food com poliéster reciclado pós-consumo (PCR)

A Linha Fórmula Natural adota uma solução mais sustentável alinhada aos atributos do produto

A Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, reforça seu compromisso com as boas práticas ambientais e com os desafios para minimizar os impactos no planeta, e apresenta sua linha Fórmula Natural em uma embalagem mais sustentável e inédita no Brasil nesta categoria de produtos. Produzidas com PET PCR (poliéster reciclado pós-consumo), as embalagens traduzem o objetivo principal da Adimax com relação às questões ambientais: manter a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto.

O projeto é resultado da busca constante da empresa por alternativas para aprimorar seu produto final, melhorando todo o processo, desde a produção até o descarte, contribuindo com a redução de resíduos e com a preservação do meio ambiente. “Nossa ideia era promover a relação perfeita entre produto e embalagem, e nada mais adequado para uma linha que leva ‘natural’ em seu nome do que um bag plástico flexível sustentável”, explica Leonardo Dalmagro, gerente de desenvolvimento de Embalagens da Adimax. Com a conclusão deste projeto, a empresa é pioneira em comercializar pet food em uma embalagem produzida com conteúdo reciclado.

O novo produto é fabricado com os filmes sustentáveis da linha Ecophane®, da Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial. Esses filmes são os únicos aprovados no Brasil, pela Anvisa, para contato direto com alimentos. Os filmes sustentáveis Ecophane® têm, no mínimo, 30% de PET PCR em sua composição, o que lhes garante o selo ‘Recycled Content’, conferido pela agência internacional de certificação SCS Global Services. “Estamos felizes por ter um cliente como a Adimax que se preocupa que seus produtos e embalagens tenham um impacto ambiental positivo. A escolha do filme PET PCR Ecophane® atesta essa preocupação: cada tonelada de material PCR usado representa a coleta e a reciclagem de 13.800 garrafas PET”, ressalta André Gani, diretor Comercial & Marketing da Terphane.

Além de garantirem um menor uso de matérias-primas virgens, os filmes da linha Ecophane® estão inseridos no conceito de Economia Circular: o PET descartado na forma de recipientes, garrafas ou outros itens é coletado, reciclado e volta a ser embalagem. “O comprometimento da Terphane com a circularidade das embalagens está alinhado aos princípios da Adimax e, por isso, já tínhamos o desejo de ter esse material em nossos produtos”, afirma Dalmagro.

Além disso, a resina de fonte renovável I’m Green também está presente na formulação da embalagem produzida pela Incoplast, marca do Grupo Copobras e líder do mercado de embalagens pet food. “Este projeto é a união de diversas soluções que resultaram na redução de camadas de materiais e que estão alinhadas aos atributos que o produto final entrega. Junto a Adimax desenvolvemos uma embalagem sustentável e economicamente viável, atendendo todas as necessidades da dinâmica de consumo”, pontua Daiane Mazon, engenheira de produto da Incoplast. “Para nós, a sustentabilidade não é apenas uma visão de futuro, são ações do presente que norteiam nossos desenvolvimentos”, completa Daiane.

As novas embalagens da linha Fórmula Natural nasceram a partir de um projeto de eco design inteligente, com foco na sustentabilidade. Por isso têm o tamanho correto para as porções e um sistema de refechamento que minimiza o desperdício; as informações impressas garantem uso e armazenamento corretos e a leveza otimiza a logística do produto, reduzindo impactos nas etapas de armazenamento, distribuição e transporte. “As embalagens flexíveis colaboram muito com esta jornada sustentável, por seu excelente desempenho em todo o ciclo de vida do produto e atributos alinhados às tendências de consumo atuais: funcionalidade, conveniência, praticidade, atratividade no PDV e sustentabilidade, com ênfase no melhor uso dos recursos”, conclui Dalmagro.

A responsabilidade socioambiental faz parte do DNA da Adimax. Sua missão vai além de promover o bem-estar dos animais e sua atuação é marcante nos aspectos que envolvem os pilares da sustentabilidade (econômico, ambiental e social). As ações sustentáveis são inerentes à empresa, que também utiliza fontes renováveis para a produção de outras embalagens e realiza a compensação ambiental para seu descarte, assumindo um sério compromisso com a preservação do meio ambiente ao contribuir com a redução da poluição e promover consumo consciente de recursos.

Logística reversa

Para realizar a administração de seus resíduos sólidos, a Adimax tem parceria com o projeto EuReciclo, que promove reciclagem com responsabilidade social por meio da compensação ambiental.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Dia das Crianças ADIMAX

Presentear com pet requer planejamento familiar e decisão consciente Para muitas famílias, o Dia das Crianças é a ocasião perfeita para presentear com um pet.

Saber mais