A cena do gatinho bebendo uma tigela de leite é extremamente comum no imaginário popular: é possível encontrar essa representação em diversos desenhos, livros infantis e histórias em quadrinhos. Mas será mesmo que tudo o que está representado na ficção é adequado? Será que gato pode tomar leite?
Neste artigo você confere a resposta a essa pergunta, explicações sobre o assunto e um pouco mais de informação sobre a nutrição felina ideal. Boa leitura!
Gato pode tomar leite? Saiba mais
Como todo mamífero, o filhote de gato é amamentado por sua mãe ao nascer. Durante esse período, ele retira do leite da gata todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento durante as primeiras semanas de vida, enquanto seu organismo sequer está preparado para receber alimentos sólidos.
A partir do momento em que ele passa pelo desmame, no entanto, ele não deve mais tomar leite. Muito menos o leite de vaca, presença mais comum nas casas brasileiras.
Caso um filhote de gato seja adotado muito precocemente (antes da idade de desmame), seja por desaparecimento ou falecimento da mãe, o alimento mais adequado para ele nesse momento é o leite artificial similar ao leite de gata, nunca leite de vaca.
Por que gato não pode tomar leite de vaca?
Mesmo que o seu gato não seja especialmente alérgico ou intolerante à lactose, o leite de vaca não deve ser dado por não oferecer qualquer benefício nutricional ao bichano — muito pelo contrário, os açúcares presentes no leite não são digeridos pelo organismo felino e, a médio e longo prazo, podem fazer muito mal ao seu gatinho.
O que um gato deve comer?
Para que ele se desenvolva de maneira saudável e tenha boa qualidade de vida, o ideal é que o gato tenha uma alimentação baseada em rações balanceadas e produzidas de acordo com as necessidades nutricionais em cada fase da vida.
Se você quer saber mais sobre o assunto para alimentar adequadamente o seu bichano, leia também o nosso artigo sobre tipos de ração para gato. Lá nós te ensinamos a escolher o alimento ideal!