Meu Cachorro Não Quer Comer, O Que Pode Ser

Meu Cachorro Não Quer Comer, O Que Pode Ser?

É normal que os tutores fiquem preocupados quando o cachorro não quer comer. Afinal, essa falta de apetite significa que algo não está bem com o seu bichinho de estimação.

Por esse motivo, é muito importante ficar atento a essa mudança e buscar identificar a causa, que pode ser desde uma situação de estresse até algum problema de saúde mais sério.

Continue a leitura deste artigo para conferir:

  • meu cachorro não quer comer: qual é a importância de monitorar a redução no
  • consumo de alimento;
  • quais são as causas mais comuns da falta de apetite em cães;
  • o que fazer quando o cachorro não quer comer.

Meu cachorro não quer comer: qual é a importância de monitorar a redução no consumo de alimento?

É muito importante monitorar a quantidade de alimento ingerido pelo seu pet, especialmente se ele costuma ser um bom comedor e perde o interesse em se alimentar. Essa mudança pode acontecer de maneira repentina ou gradual, indicando que algo não vai bem com o pet.

Quais são as causas mais comuns da falta de apetite em cães?

Veja alguns dos motivos mais comuns que podem levar à falta de apetite do seu cãozinho.

Problemas de saúde e doenças

Os cães podem apresentar diversos tipos de problemas de saúde que afetam a vontade de comer. Condições como gastrite, infecções gastrointestinais e outros males podem provocar, além da falta de apetite, sintomas como vômitos e diarreia.

Por essa razão, se você perceber que o seu cachorro não está bem, é indispensável consultar um médico-veterinário para que o profissional realize um check-up no seu animal de estimação e investigue a causa.

Problemas na dentição

Também é importante lembrar que os pets também podem sofrer com doenças que afetam a boca ou algo relacionado a problemas de saúde oral. O resultado é uma redução na alimentação, devido à dificuldade de mastigação, principalmente quando se trata de alimentos secos.

Mudanças na rotina

A rotina é muito importante para o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas. Ter horários de alimentação, passeios e brincadeiras definidos permite que o pet se sinta mais seguro e ainda pode contribuir para diminuição de comportamentos relacionados ao estresse.

Por isso, a mudança para uma nova casa, a chegada de um novo pet ao lar e a movimentação de pessoas estranhas são fatores que podem interferir no bem-estar do animalzinho e diminuir o seu apetite

Mas atenção: mudanças simples na rotina também podem ser um motivo que o cachorro não quer comer, como alteração do horário ou do local de alimentação.

Preferências individuais

Do mesmo modo que nós, humanos, temos preferências a certos alimentos, os nossos animais de estimação também podem ter predileção por determinados tipos de alimentos.

É possível que você perceba que o seu cachorro não quer comer simplesmente porque não gostou do alimento que é oferecido a ele. Nesse caso, o recomendado é buscar o médico-veterinário para entender qual seria a melhor opção para o pet.

Não trocar a ração de forma gradativa

A troca de alimento, quando feita da forma incorreta, pode gerar desconfortos digestivos, como vômitos e diarreia, o que pode resultar na recusa do alimento pelo pet.

Para diminuir as chances de que isso aconteça, é importante realizar a troca do alimento de forma gradativa, permitindo que o sistema digestivo se adapte ao novo alimento.

Envelhecimento

Conforme os pets envelhecem, é natural que os sentidos se tornem menos aguçados. Um desses exemplos é a diminuição do paladar e do olfato, sentidos importantes para escolha do alimento. Como resultado, é comum que pets mais velhos apresentem diminuição do apetite ou até recusem a comida.

Além disso, cães idosos podem ter problemas de dentição, o que também pode dificultar o momento da alimentação.

O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Como você viu até aqui, é importante ficar de olho nas mudanças de comportamento do pet. Afinal, quando o seu cachorro não quer comer, é possível que possa estar associado a problemas de saúde.

Devido a essa complexidade, o primeiro passo quando o cachorro não quer comer é procurar o médico-veterinário. Durante a consulta o profissional examinará o pet, buscando entender qual é a causa da diminuição de apetite. Em alguns casos pode ser necessário realizar exames de sangue e de imagem, como raio-x e ultrassom, para chegar a um diagnóstico e determinar qual é o tratamento mais adequado.

Além disso, é importante ressaltar que o jejum prolongado pode piorar a situação de saúde do animalzinho. Além disso, o cachorro não querer comer ou apresentar redução de apetite por um ou dois dias já requer uma consulta com o médico-veterinário para que o problema não se agrave.

Agora que você já sabe sobre a importância do médico-veterinário quando o cachorro não quer comer, saiba como preparar seus pets para consultas veterinárias.

Compartilhe

Notícias relacionadas