Gato Castrado — Saiba Quais as Mudanças Comportamentais dos Felinos

Pet Terapia — O Que É e Quais São os Benefícios

Se você já se sentiu mais feliz, tranquilo e bem disposto depois de passar alguns minutos fazendo carinho em um bichinho ou brincando com ele, saiba que existe sim uma ligação entre o bem-estar e o contato com os animais. 

Neste artigo você vai entender melhor o que é a Pet Terapia, descobrir quais são os seus benefícios e conhecer o projeto social da Adimax focado nessa prática. Boa leitura!

O que é Pet Terapia

Conhecida também como Terapia Assistida por Animais, a Pet Terapia é uma espécie de tratamento alternativo que contribui com o bem-estar e a saúde física e emocional de pacientes nas mais diversas situações. Como o próprio nome sugere, o agente desse tipo de abordagem é o animalzinho. 

Atualmente, já existem diversos estudos relacionados a esse assunto em todo o mundo. No Brasil, um dos estudos pioneiros sobre o tema aconteceu na década de 60, em um centro psiquiátrico no Rio de Janeiro no qual, depois de receber a visita inesperada de uma cadelinha abandonada, os pacientes passaram a apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento.

Nos últimos anos, a Pet Terapia passou a ser uma abordagem bastante difundida e utilizada com pacientes psiquiátricos, pessoas  hospitalizadas, idosos e crianças.

De acordo com um artigo publicado no Jornal da USP, os animais funcionam como antídotos poderosos contra o estresse e a ansiedade, contribuindo assim, também, com a prevenção de intercorrências cardiovasculares. 

Como funciona a Pet Terapia

A Terapia Assistida por Animais pode ocorrer de diferentes maneiras e com o auxílio de diferentes bichinhos, mas o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar o bem-estar por meio do estímulo gerado pelo contato com o animal.

Ainda não existem protocolos rígidos e regras de como esse tipo de trabalho deve ser conduzido, mas é importante que o animal seja bem cuidado e respeitado, e que sua personalidade seja bem avaliada para que o contato com o paciente seja positivo e seguro. Animais dóceis, é claro, são os que viabilizam a abordagem.

Uma das formas mais conhecidas de Pet Terapia é a que é realizada com cachorros, que podem ser facilmente transportados para diversos ambientes (como hospitais e instituições de acolhimento para idosos) e, então, motivam, estimulam e alegram os pacientes, ajudando a melhorar tanto a saúde emocional quanto a física.

Benefícios da Pet Terapia

Os animais podem trazer benefícios para pacientes com diferentes questões, sejam elas físicas, emocionais ou mesmo cognitivas. Confira:

Socialização

O contato com os bichinhos estimula a interação, e mesmo pacientes com dificuldade de se relacionar com outras pessoas costumam se envolver bem com os animais e demonstrar vontade de brincar com eles e acariciá-los.

Psicomotricidade

As brincadeiras com os bichinhos também estimulam a movimentação e a consciência corporal. Mexer o corpo é muito importante para a saúde e o bem-estar, e mesmo pacientes hospitalizados e com restrição de mobilidade podem se beneficiar dos estímulos que o animal oferece.

Saúde emocional

O contato com o animal traz muitos ganhos ao bem-estar emocional, especialmente para pacientes que sofrem com ansiedade, depressão, ou mesmo que estejam passando por um período de luto. Isso acontece porque os estímulos oferecidos pelo bichinho acalmam, divertem e favorecem estados de ânimo positivos.

Os bichinhos ainda funcionam como um canal de comunicação seguro com o qual os pacientes costumam se sentir à vontade para se expressar emocionalmente sem se sentirem julgados.

Saúde física

Alguns estudos já demonstraram que 15 minutos de contato com um animal são capazes de equilibrar a pressão arterial, reduzir a frequência cardíaca e até mesmo o colesterol. Além disso, o bem-estar emocional que eles proporcionam também ajuda na prevenção de outras doenças físicas, já que tudo no nosso organismo é interligado.

Concentração e memória

O contato com os animais também favorece o desenvolvimento de aspectos cognitivos, protegendo a saúde cerebral e estimulando a concentração e a memória, e ajudando a desacelerar o declínio cognitivo, comum às pessoas idosas.

Conheça a Pet Terapia da Adimax

A Adimax é uma empresa que tem a missão de promover o bem-estar animal, mas se preocupa, também, com o bem-estar humano e, visando a esses dois propósitos, trabalha com diversos projetos sociais. Um deles é a Pet Terapia!

Desde 2020 a marca realiza parcerias com diversos grupos que realizam Terapia Assistida por Animais em diferentes cidades do Brasil, com o objetivo de colaborar com esse trabalho e difundir os benefícios para o maior número possível de pacientes hospitalizados, idosos e crianças. 

Se você se interessou, entre na página de causas sociais da Adimax para saber mais sobre esse e todos os outros projetos que a marca apoia, que são os seguintes:

  • Nutrindo amor;
  • Magnus Visita;
  • Lojista Solidário;
  • Alimente o bem;
  • Fórmula do Bem;
  • Projeto Semear.

Compartilhe

Notícias relacionadas

VET ESTÁGIO | EDIÇÃO 2021

A nova edição do programa Vet Estágio, vinculado à Fórmula Natural, está com vagas abertas nas quatro unidades da Adimax, localizadas em Salto de Pirapora/SP, Abreu

Saber mais