Cada vez mais, tutores buscam oferecer aos seus cães uma nutrição que reflita os mesmos valores que aplicam em suas próprias dietas, priorizando alimentos com ingredientes de qualidade, naturais e livres de elementos que possam causar desconfortos. Essa tendência representa um cuidado maior com a saúde e o bem-estar dos pets, que hoje são considerados membros da família.
Entre a variedade de opções que os tutores encontram nas prateleiras dos petshops, a ração sem grãos (grain free) chama a atenção, principalmente daqueles que priorizam uma alimentação saudável. Mas o que torna esse tipo de alimento diferenciado? Neste texto, vamos explorar o que é a ração sem grãos e por que ela é uma excelente opção para o seu amigo de quatro patas.
Afinal, o que é ração sem grãos (grain free)?
A ração sem grãos é formulada sem cereais como milho, trigo e soja, que são as fontes de carboidratos frequentemente usadas nas rações tradicionais. Ao invés dos grãos, ela leva em sua composição ingredientes alternativos, como batata-doce, ervilha ou mandioca. Vale destacar que os carboidratos não são nutrientes essenciais na alimentação dos cães, porém auxiliam em várias funções do organismo, como por exemplo, suprir sua necessidade energética.
Quais os benefícios da ração grain free para os cães?
Núbia Galiano, zootecnista especializada em nutrição de cães e gatos, explica que os benefícios da ração sem grãos estão relacionados, principalmente, à digestibilidade: “Por levar em sua composição outros tipos de amido, estes alimentos são de maior aproveitamento pelo organismo dos cães. Além disso, pela mesma razão, eles são mais saborosos, sendo uma ótima opção para pets mais exigentes com o sabor”.

Quando oferecer ração sem grãos (grain free) para seu cão?
Todos os cães saudáveis podem se beneficiar deste tipo de alimento. Uma excelente opção é a linha Fórmula Natural Fresh Meat, que além de ser grain free, é formulada com carne fresca e ingredientes de alta qualidade, proporcionando uma palatabilidade incrível! Além disso, possui outros diferenciais que atendem aos tutores que prezam por um estilo de vida mais saudável: possui antioxidantes naturais e ainda é livre de ingredientes transgênicos.
E se depois de entender tudo isso você está pensando em oferecer uma ração sem grãos para seu animalzinho, Núbia Galiano reforça: “É essencial consultar um médico-veterinário de confiança antes de fazer a troca de alimento, pois ele vai avaliar as necessidades do seu pet e indicar a melhor opção. Além disso, a transição do alimento deve ser feita gradualmente, misturando a nova ração com a anterior, conforme indicação da embalagem ou do veterinário, para evitar desconfortos digestivos”.