A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição relativamente comum em gatos, especialmente com o avanço da idade. Embora seja uma doença que exige acompanhamento contínuo, hoje já existem diversas formas de manejo que ajudam a manter a qualidade de vida do felino por mais tempo.
Entre esses cuidados, a alimentação tem um papel fundamental. A ração para gatos com problemas renais faz parte da abordagem terapêutica, pois é formulada para auxiliar no controle da doença e contribuir para o bem-estar do animal quando associada ao acompanhamento do médico-veterinário.
Ao longo deste conteúdo, você vai entender como a nutrição adequada pode ajudar no manejo da saúde renal dos gatos e por que a dieta prescrita é uma aliada importante nesse processo. Continue a leitura para saber mais sobre:
- como escolher corretamente a ração para gatos com problemas renais impacta a progressão da DRC;
- qual é a ração indicada para gatos com problema renal;
- como a nutrição pode melhorar a qualidade de vida do gato com DRC.
Como escolher corretamente a ração para gatos com problemas renais impacta a progressão da DRC?
Para compreendermos a real importância da dieta, precisamos primeiro entender o que acontece no organismo do animal.
Os rins funcionam como grandes filtros vitais, removendo resíduos metabólicos do sangue e têm outras funções importantes, como equilíbrio de minerais, líquidos, ativação da vitamina D, que também ficam comprometidas na doença renal crônica.
Quando há insuficiência renal crônica, os rins passam a filtrar o sangue com menor eficiência, o que pode levar ao acúmulo de substâncias no organismo, como ocorre na uremia, uma das possíveis consequências da doença.
Além disso, a perda da função renal também afeta o equilíbrio de minerais, líquidos e outros processos metabólicos. Nesse cenário, a alimentação específica composta por uma ração para gatos com problemas renais auxilia no manejo da condição.
Afinal, ela ajuda a reduzir a sobrecarga renal e a retardar a progressão da doença, sempre como parte de um cuidado completo e com acompanhamento do médico-veterinário.
Quais ingredientes são essenciais na ração para gatos com problemas renais?
A formulação se baseia em três pontos críticos de controle:
- níveis controlados de fósforo: como os rins doentes não conseguem excretar o excesso do mineral, ele se acumula e desequilibra o metabolismo, acelerando a doença;
- proteínas controladas: oferecer proteínas de alta qualidade e alta digestibilidade ajuda o organismo a aproveitar melhor os nutrientes e minimiza a perda de massa muscular em gatos com doença renal crônica;
- ômega-3 (EPA e DHA): auxiliam no controle da inflamação renal e na modulação de processos inflamatórios e dão efeitos indiretos sobre a função renal.
A ração para gatos com problemas renais deve priorizar proteínas de alta qualidade, com boa digestibilidade e elevado valor biológico, contribuindo para a manutenção da massa muscular sem aumentar a sobrecarga dos rins.
Além disso, apresenta níveis controlados de fósforo, um dos pontos centrais no manejo nutricional da Doença Renal Crônica.
Outro aspecto importante é a presença de antioxidantes naturais, que auxiliam no equilíbrio oxidativo do organismo como parte do suporte nutricional ao gato com DRC, sempre integrando um cuidado mais amplo e orientado pelo médico-veterinário.
Qual é a ração indicada para gatos com problema renal?
Existem no mercado alimentos classificados como coadjuvantes, desenvolvidos com base científica para oferecer suporte nutricional ao tratamento médico de gatos com DRC.
A ração para gatos com problemas renais é formulada para atender às necessidades específicas dessa condição, considerando o equilíbrio nutricional, a qualidade e a digestibilidade dos ingredientes, além do controle adequado de nutrientes que ajudam a reduzir a sobrecarga dos rins.
Dessa forma, a alimentação passa a integrar o manejo clínico da doença, contribuindo para o bem-estar e para a manutenção da qualidade de vida do animal.
No entanto, a escolha e a introdução dessa dieta nunca devem ser feitas por conta própria, já que é somente o médico-veterinário quem:
- diagnostica a DRC por meio de exames laboratoriais e de imagem;
- avalia o estágio da doença (que varia do estágio 1 ao 4);
- indica o momento correto para iniciar a dieta específica;
- monitora periodicamente a resposta do animal ao tratamento.
Como a nutrição pode melhorar a qualidade de vida do gato com Doença Renal Crônica?
Estudos demonstram que gatos com DRC que se alimentam com dietas renais vivem significativamente mais e melhor do que aqueles com dietas de manutenção. A alimentação correta ajuda a:
- retardar a progressão da doença;
- reduzir sinais clínicos como mal-estar;
- manter o peso;
- aumentar a longevidade e qualidade de vida.
Leia também: Gatos e a Importância da Hidratação Diária
Nós, da Adimax, entendemos que você busca a melhor ração para a saúde dos pets porque eles são verdadeiros membros da família. Cuidar da alimentação é a forma mais pura de retribuir o amor incondicional que eles nos oferecem, garantindo dignidade em todas as fases.
Agora que você sabe mais sobre a ração para gatos com problemas renais, conheça a Fórmula Natural Vet Care Renal Gatos, um alimento completo e balanceado, desenvolvido para a manutenção da qualidade de vida do seu felino com doença renal crônica.
Importante: este alimento deve ser utilizado somente sob orientação e acompanhamento do médico-veterinário.