Conheça Diferentes Tipos de Ração Para Gato

Conheça Diferentes Tipos de Ração Para Gato

Quem tem um bichinho quer cuidar dele da melhor maneira possível, não é mesmo? E para isso, estar atento à sua alimentação é um ponto fundamental, já que assim como no caso dos humanos, os animais também precisam dos nutrientes certos para se manterem saudáveis e ativos. 

Se você está preocupado com a nutrição do seu bichano, chegou ao lugar certo! Neste artigo vamos conversar sobre os diferentes tipos de ração para gato e o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a que você vai comprar. Boa leitura!

Tipos de ração para gato

O mercado dos pets vem crescendo muito nos últimos anos, e isso faz com que cada vez mais opções de alimentação para os bichinhos estejam disponíveis para venda. A diversidade de tipos de ração é excelente, porque torna possível atender às mais diferentes necessidades e especificidades dos animais, mas ela pode confundir bastante os tutores, especialmente os de primeira viagem.

Antes de mais nada é importante entendermos que por serem de espécies diferentes, cães e gatos possuem necessidades nutricionais distintas. Os gatos são carnívoros estritos e necessitam de mais proteína e gordura de origem animal, além de um maior número de nutrientes.

Outra particularidade dos felinos é a tendência ao desenvolvimento de doenças do trato urinário, o que torna necessário um cuidado especial na formulação do seu alimento, que deve levar em conta o balanceamento dos minerais, visando colaborar para a prevenção da formação de cálculos urinários. 

Por todos esses fatores, o alimento escolhido deve ser completo, balanceado e formulado especialmente para felinos. 

Os alimentos para cães e gatos são classificados de acordo com a quantidade de água em alimento seco (de 6% a 12% de umidade) e alimento úmido (de 60% a 85% de umidade) e para tirar as suas dúvidas, vamos começar explicando as principais diferenças entre eles. 

Alimento seco

O alimento seco apresenta uma gama variada de benefícios como:

  • estão disponíveis em uma grande variedade de alimentos bem específicos para diferentes necessidades;
  • são práticos e de fácil armazenamento;
  • favorecem a saúde bucal
  • por serem alimentos mais concentrados, com menor teor de água, exigem um menor consumo quando comparado ao alimento úmido.

Alimento úmido

Já os alimentos úmidos, em relação ao seco, se destacam por:

  • Ainda mais atrativas e saborosas, estimulando o apetite do pet;
  • Apresentam uma maior quantidade de água, favorecendo a saúde do trato urinário.

Sua principal desvantagem em relação ao alimento seco é sua conservação. Após aberto, é preciso que o tutor mantenha o alimento úmido refrigerado, bem tampado e vedado, e seja consumido pelo pet dentro de 48 horas. As sobras também não podem ficar no comedouro por mais de 30 minutos. 

Existem opções de alimentos úmidos completos e balanceados que podem ser fornecidos como fonte exclusiva de alimentação para o pet. Nestes casos, o pet precisará consumir uma quantidade maior quando comparado ao alimento seco, e isso aumenta o custo com a alimentação. 

Uma alternativa é que o tutor ofereça uma alimentação mista, com alimentos úmidos e secos, mas é necessário que consulte previamente o médico-veterinário para que o profissional realize o balanceamento adequado das quantidades a serem fornecidas de cada um dos tipos de alimentos.

As rações também podem ser comercialmente divididas em Standard, Premium, Premium Especial e Super Premium. Dentre essas, destacamos a Super Premium que são produzidas com ingredientes de fácil digestão e alto aproveitamento, sendo mais concentrados nutricionalmente, o que se traduz em menor consumo, menor volume de fezes e alta palatabilidade, ou seja, são muito bem aceitos pelos gatos.

Esses alimentos geralmente possuem ingredientes com intuito de gerar benefícios adicionais à nutrição convencional, os chamados ingredientes funcionais: são componentes fisiologicamente ativos que visam cuidados preventivos e promoção da saúde.

Como escolher a ração ideal para o seu bichinho

É preciso conhecer muito bem as características do seu gato para escolher a ração mais adequada a ele. Para não errar, leve em consideração a idade, as condições de saúde, a raça e o porte. Filhotes, gatos adultos e gatos idosos têm necessidades nutricionais bastante diferentes e, exatamente por conta disso, existem rações adequadas para cada fase da vida do bichinho.

Além disso, questões relacionadas à saúde, como possíveis doenças crônicas e até alergias alimentares também devem ser observadas. O ideal é conversar sobre isso com o médico-veterinário que acompanha o seu bichinho, e sempre seguir a sua orientação. 

É essencial lembrar, ainda, que os bichanos podem ser bem exigentes e recusar determinadas rações, seja pelo tamanho e pela textura dos grãos ou por conta do sabor. Por causa disso, é importante levar suas opiniões em consideração: avalie se o gatinho está comendo direito e respondendo positivamente à ração que ele come! 

Caso seja indicado ou deseje trocar para um alimento novo, para melhor adaptação do sistema digestivo do animal, essa transição deverá ser realizada gradualmente conforme orientação contida no verso das embalagens de ração ou orientação do médico-veterinário.

Conheça a Fórmula Natural

A Fórmula Natural é uma marca que abrange várias linhas de alimentos Super Premium para cães e gatos. Desenvolvidas por especialistas em nutrição de cães e gatos a partir dos mais modernos conceitos da nutrição pet, proporcionam uma alimentação ótima, por meio de níveis adequados de proteínas e gorduras de alta qualidade, fibras especiais e ingredientes funcionais.

A linha Fórmula Natural Fresh Meat ainda possui o diferencial de ser formulada com carne fresca, não conter grãos ou ingredientes transgênicos em sua formulação e utilizar apenas antioxidantes naturais.

Todas as rações da marca atuam no equilíbrio da flora intestinal e do sistema urinário dos felinos. Além disso, elas têm taurina, substância encontrada apenas em proteínas de origem animal e que é essencial para o bom funcionamento do organismo dos gatos. 

Quando falamos da alimentação dos gatos, é de suma importância garantir a presença desse nutriente, já que os bichanos não a produzem em quantidades suficientes no próprio corpo (diferentemente da maioria dos demais mamíferos, incluindo os seres humanos). 

Além disso, as embalagens da marca têm sistema inteligente de fechamento, o que facilita a conservação e a durabilidade do alimento. Se você quer garantir a melhor nutrição felina, clique no link para conferir todos os tipos de ração para gato da Fórmula Natural e escolher o novo prato favorito do seu bichano!

Compartilhe

Notícias relacionadas