Saiba Como Cuidar da Caixa de Areia do Gato

Saiba Como Cuidar da Caixa de Areia do Gato

Embora muitas vezes sejam encarados como parecidos por serem ambos animais domésticos, cachorros e gatos são bastante diferentes. Uma de suas principais diferenças está, justamente, na forma de lidar com suas necessidades fisiológicas.

Enquanto os cachorros costumam ser levados para passear ou fazer xixi e cocô em um jornal ou tapete higiênico, os gatos gostam de enterrar (ou, ao menos, tampar) seus dejetos e, por isso, precisam de uma caixa de areia. 

Embora, para os gateiros, essa já seja uma realidade, é muito comum que tutores iniciantes tenham dúvidas em relação a esse assunto. Leia este artigo para entender:

  • a importância de cuidar da caixa de areia do gato;
  • como cuidar da caixa de areia do gato.

A importância de cuidar da caixa de areia do gato

Os gatos são animais muito higiênicos e que podem ficar bastante incomodados ao precisar lidar com a sujeira. 

Você sabia que a caixa de areia suja ou utilizar a areia ou granulado sanitário (substrato) inadequado pode contribuir para que o animal desenvolva cálculos urinários? Isso porque o felino pode se recusar a utilizar a caixinha e comece a concentrar ainda mais a urina.

Por isso, manter a caixa de areia devidamente limpa é fundamental para proporcionar um ambiente apropriado para o bichano fazer suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, ajuda-se a prevenir problemas de saúde e questões comportamentais, garantindo mais bem-estar para o bigodudo e uma convivência harmoniosa com os tutores. 

Como cuidar da caixa de areia do gato: confira 6 dicas

Agora que você já entendeu a importância de cuidar da caixa de areia do gato, saiba o que deve fazer para isso!

Escolha o substrato adequado

Não é porque se chama “caixa de areia” que você pode colocar qualquer areia ali, de forma alguma! Nada de pegar areia na rua ou na praia, viu? Na verdade, o termo correto para o conteúdo da caixinha é substrato — e ele pode ou não ser areia.

Existem diversas opções de produtos específicos para este fim, que você pode encontrar em lojas próprias para animais, como:

  • areia própria para gatos;
  • sílica;
  • granulado de madeira; 
  • flocos de mandioca.

De maneira geral, os substratos mais finos são os mais indicados, por serem mais suaves para as patinhas dos felinos e permitirem que ele cumpra bem o seu instinto de enterrar o cocô e o xixi. Na dúvida, peça orientações ao seu médico-veterinário de confiança.

Atente-se ao tamanho da caixa de areia

A caixa de areia deve ser confortável para que o gato consiga fazer suas necessidades e enterrá-las sem problema. Para isso, ele precisa conseguir se movimentar com facilidade ali dentro, então nada de caixinhas minúsculas, tá? O ideal é que ela tenha, pelo menos, entre 40 e 60 cm de comprimento. Para raças maiores, como Maine Coon, o comprimento necessário pode ser ainda maior.

Tenha a quantidade de caixas de areia o suficiente e espalhe bem

Um dos grandes estresses causados entre os gatos que moram em uma mesma casa está relacionado à disputa por recursos, o que inclui a caixa de areia. Por isso, lembre-se sempre de ter ao menos uma caixa de areia por felino que você tenha em casa. 

Além disso, espalhe-as de maneira estratégica pela casa. Idealmente, as caixas não devem ficar uma do lado da outra, e sim bem distribuídas no ambiente — especialmente se a casa for muito grande, para que o animal não tenha que se deslocar muito para encontrá-la na hora da necessidade. 

Lembre-se também de que o ideal é que elas fiquem em ambientes tranquilos, sem ruídos. Gatos são animais assustados e que precisam ter um certo nível de controle sobre o local para se sentirem confortáveis e o momento de fazer suas necessidades os torna ainda mais vulneráveis.

Remova os cocôs e xixis ao menos duas vezes ao dia

Como já foi dito neste artigo, os gatos são animais extremamente higiênicos que não vão gostar nada nada de se deparar com um cocô antigo na hora que precisarem usar a caixa de areia de novo. Sendo assim, o ideal é limpar a caixa ao menos duas vezes por dia, logo pela manhã e, novamente, entre o fim da tarde e à noite, para garantir a caixinha limpa e deixar o animal tranquilo para reutilizá-la. 

Fique atento à necessidade de trocar o substrato

A frequência indicada para que toda a areia da caixa seja trocada depende muito do tipo de substrato utilizado. Para manter a limpeza adequada, fique atento às recomendações do fabricante e também, é claro, à situação da sua caixinha.

De maneira geral, quando a coloração está muito alterada ou a areia continua apresentando odor forte mesmo após a retirada dos dejetos, o sinal é de alerta.

Aproveite os momentos de troca de areia para limpar a caixa

Por fim, sempre que chegar a hora de fazer a troca da areia, não deixe de limpar a caixinha utilizando água e uma bucha com detergente neutro. Deixá-la bem limpinha é fundamental para evitar a proliferação de microorganismos — mas evite ao máximo usar qualquer produto com cheiro, como desinfetantes ou detergentes perfumados, para não irritar o olfato do animal, que é muito sensível.

Esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas de como cuidar da caixa de areia do gato! Se você quer aprender ainda mais sobre o universo dos felinos e saber como proporcionar ainda mais bem-estar para o seu, leia também o nosso conteúdo sobre gatificação e aprenda como adaptar sua casa para esse amigo peludo!

Compartilhe

Notícias relacionadas