Enriquecimento Ambiental para Gatos: Importância e Como Fazer

Os gatos são animais com instinto caçador e muita energia, o que os faz procurar constantemente atividades para realizar. Para evitar que eles desenvolvam problemas comportamentais e, até mesmo, de saúde, o ideal é preparar a casa para proporcionar a eles uma vida de qualidade.

Neste artigo você aprende o que é enriquecimento ambiental para gatos, qual a importância disso e como fazer na sua casa. Boa leitura!

O que é enriquecimento ambiental para gatos

Enriquecimento ambiental para gatos é o preparo do ambiente da sua casa para torná-lo mais interessante e confortável para os bichanos que também moram ali. Ele é dividido em cinco tipos:

Físico

O objetivo do enriquecimento físico é promover a interação do gatinho com o espaço e a atividade física, para que ele possa exercitar seu comportamento de caçador e gastar energia.

Sensorial

No enriquecimento sensorial, o foco é promover ao animal a estimulação por meio do tato, do paladar, da audição e do olfato.

Cognitivo

O enriquecimento cognitivo foca em exercitar o raciocínio do bichano. 

Social

O enriquecimento social consiste em promover a integração do pet com seus tutores, outras pessoas, outros gatinhos e até mesmo bichinhos de outras espécies (desde que, é claro, com segurança e respeitando o tempo do animal).

Alimentar

Por fim, o enriquecimento alimentar visa estimular o gato a experimentar diferentes sabores e texturas de comida (adequada para os felinos, é claro), como rações secas, rações úmidas e sachês. 

Ele inclui, ainda, a utilização de ferramentas e atividades que ofereçam ao animal diferentes formas de integração com a comida.

A importância do enriquecimento ambiental para gatos

Quando o gatinho não recebe estímulos para gastar sua energia e explorar seu instinto caçador, ele corre o risco de desenvolver muitos problemas comportamentais decorrentes do tédio e da ansiedade. 

Esses problemas podem ser desde a agressividade até a eliminação em locais inadequados e a avaria dos seus móveis: se seu gato está arranhando suas cadeiras ou sofás, já parou para pensar que talvez ele não tenha as ferramentas corretas à sua disposição?

A ansiedade e o tédio decorrentes da falta de estímulos adequados tem chances, ainda, prejudicar a saúde do animal: ele pode descontar a angústia na comida, o que, combinado à falta de movimentação, faz com que ele se torne um gato obeso. Em casos mais graves, o bichano pode até começar a praticar a automutilação.

Como fazer enriquecimento ambiental na sua casa

Para enriquecer o ambiente da sua casa e deixá-lo mais adequado aos gatinhos, é importante contar com algumas ferramentas que vão além das mais óbvias como bebedouros, comedouros e poucos brinquedos.


O ideal é que o animal conte com arranhadores espalhados pela casa, assim como postos que estimulem sua vontade de correr, pular e escalar: prateleiras, pontes e tocas instaladas nas paredes são um parque de diversão para eles, que amam ver a vida de cima e descansar no alto.

As tocas e esconderijos também fazem com que eles se sintam seguros para variar o local de suas sonecas, e os brinquedos mais recomendados são aqueles que estimulam a interação social com os tutores e a movimentação, como as varinhas.

A escovação, a utilização do catnip (erva do gato) e até mesmo a musicoterapia são formas de promover a estimulação sensorial do bichano e deixá-lo mais tranquilo no dia a dia.

Por fim, quando falamos de estimulação alimentar, procure oferecer ao menos uma fonte de água corrente para o animal, que prefere beber água dessa maneira. Além disso, varie os tipos de alimentação oferecida entre ração seca, ração úmida e petiscos para que ele experimente diferentes texturas e sabores e não se entedie a ponto de perder o apetite.

A utilização de brinquedos e comedouros interativos também é bastante positiva, já que um obstáculo para a obtenção do alimento estimula o gato e faz com que ele vivencie o seu instinto caçador — e esse tipo de desafio, além de tudo, funciona como enriquecimento cognitivo, já que ele precisa raciocinar para conquistar o alimento.

E já que estamos falando de alimento e bem-estar felino, saiba que é muito importante fornecer ao seu gato uma nutrição adequada, que contenha todos os componentes necessários para o bom funcionamento de seu organismo. Aproveite para ler também o nosso artigo sobre tipos de ração para gato e entenda melhor sobre esse assunto.

Compartilhe

Notícias relacionadas