Quem adota um animalzinho deve ter em mente que, além dos cuidados rotineiros com bem-estar e alimentação, é importante ficar atento à saúde dele! Assim como os humanos, os pets também estão suscetíveis ao aparecimento de algumas doenças, mais ou menos graves, sendo que várias delas podem ser evitadas se a vacinação estiver em dia.
Leia o artigo para conhecer as principais doenças comuns em cães e entender as características de cada uma delas!
1. Doença do carrapato
Um dos principais ectoparasitas dos cães, o carrapato marrom, é responsável por transmitir duas principais doenças aos cães, a erliquiose (uma bactéria) e a babesiose (um protozoário), comumente chamadas no dia a dia de “doença do carrapato”.
Além das inúmeras alterações que o organismo do animal sofre com a doença do carrapato, sua principal preocupação está em seu potencial de causar anemia, onde em casos mais graves pode chegar a necessitar de transfusão sanguínea.
É muito comum o aumento dos casos da doença do carrapato nos períodos mais quentes do ano, visto que as altas temperaturas favorecem a reprodução desses parasitas, portanto, o acompanhamento com o médico-veterinário é indispensável para que ele indique qual a melhor forma de prevenção para o animal em relação ao carrapato.
2. Cinomose
A cinomose é uma doença causada por um vírus altamente contagioso que leva a quadros de difícil tratamento, e que podem levar o cão à morte ou deixa-lo com sequelas graves.
Transmitida pelo contato com um cão doente, pode causar sintomas diversos no cãozinho que não realizaram o esquema vacinal completo, podendo acometer seu trato gastrointestinal, respiratório, e nos casos mais graves, o sistema neurológico.
A principal preocupação está em seu potencial de deixar sequelas graves, deixando o animal desorientado, com falta de coordenação motora, tremores e podendo chegar a ter convulsões.
Apesar de sua gravidade, essa doença pode ser facilmente evitada pelo esquema de vacinal completo, por isso, é muito importante o acompanhamento constante com o médico-veterinário.
3. Parvovirose
A parvovirose, uma doença viral extremamente contagiosa, é bastante comum em cães filhotes desprotegidos. Um filhote acometido por parvovirose pode ter quadros de vômitos e diarreias, que se não tratados, pode causar sua desidratação e possível morte.
Além de todos os cuidados que temos que ter com os filhotes, por serem animais em crescimento e que necessitam de cuidados especiais, seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido para combater essa doença, tornando-a extremamente preocupante.
Agora que você já conheceu algumas das doenças mais comuns em cachorros, sabe que precisa ficar bem atento à saúde do seu amigo de quatro patas. A maioria das condições dessa lista pode e deve ser prevenida com vacinas, portanto, aproveite para conferir o nosso artigo sobre o protocolo vacinal de cães!