Posse Responsável De Animais — Entenda Esse Conceito

Posse Responsável De Animais — Entenda Esse Conceito

A posse responsável de animais é um conceito que vem ganhando espaço nas discussões relacionadas aos pets. Afinal, atualmente, a relação entre os animais de estimação e seus tutores tem se tornado cada vez mais próxima e afetuosa. 

O cuidado com os bichinhos vem conquistando ainda mais importância e já ganhou até mesmo uma lei, que prevê a obrigatoriedade de garantir condições adequadas para o bem-estar e qualidade de vida dos pets.

Então, você que está pensando em adotar um novo bichinho de estimação precisa conhecer os principais pontos de atenção que devem ser considerados antes de tomar essa decisão. Afinal, ela vai transformar a sua vida e também a do cãozinho ou gatinho adotado.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

O que é a posse responsável de animais?

A posse responsável de animais nada mais é do que a preparação do ambiente e dos tutores antes mesmo de adotar um novo pet e recebê-lo em casa. Tudo deve ser bem pensado e planejado, com o objetivo de garantir uma vida de qualidade para os animais.

Mas essa responsabilidade não se limita apenas ao momento da decisão de adoção, é preciso estar ciente que ela será obrigatória todos os dias após esse momento. Afinal, os bichinhos estarão sob seus cuidados e precisarão receber atenção especial para garantir o bem-estar, como alimentação, vacinação e até mesmo momentos de lazer.

Isso tudo significa que só o amor pelos pets não é suficiente para uma adoção responsável. É preciso também lembrar que você está lidando com uma vida, que precisa sim de muito amor e carinho, mas que também vai exigir alguns cuidados indispensáveis e que são de extrema importância e seriedade.

5 pontos para considerar antes de adotar um animal

Como você viu, a posse responsável de animais exige deveres, obrigações e muito comprometimento por parte dos tutores para que os bichinhos tenham uma vida feliz e saudável.

Confira cinco pontos que você precisa considerar antes de tomar a decisão final de adotar um novo companheiro.

1. Tenha certeza da sua decisão

O principal ponto de atenção antes de decidir investir na criação de um novo pet é ter a certeza de que você terá condições financeiras para garantir tudo o que o animal precisa, incluindo alimentação, vacinação, consultas ao veterinário etc.

Além disso, será preciso ter um tempo disponível para dedicar ao bichinho. Afinal, deixá-lo em casa sozinho durante o dia, chegar do trabalho e não ter tempo para dar atenção a ele ou mesmo durante os fins de semana não ter momentos reservados para passear e brincar, não é algo saudável para os pets.

Eles precisarão de carinho e, principalmente, gastar energia em brincadeiras e passeios. Portanto, certifique-se de que sua rotina poderá ser adaptada para evitar que seu novo amigo deixe de receber a atenção que merece.

2. Reserve um local adequado

Seu pet precisa ter um cantinho especial para dormir, descansar e renovar as energias gastas durante o dia. Por isso, é essencial que você ofereça um local limpo e aconchegante, protegido contra o frio, calor e chuvas.

Além disso, é importante manter a higiene do local sempre em dia.

3. Ofereça alimentação adequada

A alimentação dos gatos e cachorros também são pontos importantes de atenção. Afinal, existem rações específicas para diferentes portes e necessidades de nutrientes que cada animalzinho precisa. Portanto, é preciso consultar um veterinário para entender quais os tipos de ração mais indicados para seu pet.

Além disso, é essencial oferecer água sempre limpa e fresca e ficar atento aos alimentos que não devem ser ingeridos pelos animais. Um exemplo é o chocolate, um dos principais alimentos na lista de comidas que são proibidas para gatos e cachorros.

4. Mantenha as consultas veterinárias sempre em dia

O quarto ponto de atenção da posse responsável de animais é a questão de manter a saúde dos bichinhos sempre em dia. Para isso, é preciso:

  • realizar a castração dos pets;
  • manter a periodicidade das consultas veterinárias;
  • ter todas as vacinas dos animais em dia.

5. Garanta momentos de diversão e lazer

Por último, mas não menos importante, temos a diversão dos cães e gatos como um fator essencial para a posse responsável de animais. É preciso que os tutores ofereçam momentos de diversão para os pets. Para isso, é indicado separar períodos durante o dia para passeios e brincadeiras.

Além disso, você ainda pode aproveitar esses momentos para ensinar truques, como os famosos comandos de “sentar”, “deitar”, “dar a patinha” etc. Basta separar alguns petiscos próprios para os bichinhos e dedicar um tempinho com paciência para ensiná-los.

Gostou do artigo? Então, agora que você já sabe o que é a posse responsável de animais,

também fique por dentro dos projetos sociais que a Adimax faz parte, como o Lojista Solidário que atua, justamente, com o objetivo de ajudar animais abandonados.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Instituto Magnus e Genom

Olá, queridos leitores! É com muita alegria que anuncio para vocês a chegada de mais um aliado para compor o nosso time da inclusão! O

Saber mais

VET ESTÁGIO | EDIÇÃO 2021

A nova edição do programa Vet Estágio, vinculado à Fórmula Natural, está com vagas abertas nas quatro unidades da Adimax, localizadas em Salto de Pirapora/SP, Abreu

Saber mais

Abril Laranja e Fórmula do Bem

Mês dedicado à prevenção de maus-tratos contra animais traz reflexão sobre violência. Quando pensamos em direitos dos animais ou ainda em maus-tratos, diversas situações às

Saber mais