A insuficiência renal em cães é uma condição silenciosa que pode se desenvolver ao longo do tempo. Os rins são essenciais para uma boa funcionalidade e manutenção do equilíbrio do organismo.
Eles são responsáveis por diversas funções vitais, como: eliminação de substâncias tóxicas no sangue, equilíbrio hídrico e de eletrólitos, manutenção do pH do sangue dentro da normalidade, síntese de hormônios que estimulam a produção de células vermelhas, entre outros.
Como qualquer outro órgão, os rins podem ser afetados por uma série de condições e doenças e, dentre elas, a Insuficiência Renal em Cães se destaca por ser uma condição frequente e que pode levar o cãozinho a óbito.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e conferir:
- o que é a insuficiência renal em cães;
- quais são as causas da insuficiência renal em cães;
- quais são os sintomas de insuficiência renal em cães;
- qual é a importância do monitoramento da insuficiência renal em cães;
- opinião do especialista sobre insuficiência renal em cães.
O que é a insuficiência renal em cães?
A IRA, também chamada de insuficiência renal aguda, é uma doença caracterizada por uma rápida queda da função dos rins, que acontece de forma súbita, levando poucas horas ou dias para se desenvolver.
Como consequência, ocorre uma diminuição da taxa de filtração do sangue pelos rins, podendo levar a um acúmulo de toxinas no sangue, alteração no pH sanguíneo, desidratação, dor, dentre outras alterações.
Quais são as causas da insuficiência renal em cães?
Existem diferentes causas para a insuficiência renal aguda em cães. Entenda mais a seguir.
Consumo de toxinas
A ingestão de alimentos e/ou plantas tóxicas é um exemplo clássico que pode provocar danos aos rins. Além disso, fornecer medicamentos sem a devida orientação do médico-veterinário pode levar a lesões severas nos órgãos.
Infecções
Doenças causadas por bactérias ou vírus também podem causar lesões nos rins levando à IRA. Um exemplo são as doenças transmitidas por carrapato em cães.
Obstruções no sistema urinário
O bloqueio na saída da urina por alguma obstrução, principalmente por cálculos urinários ou até tumores, provoca o aumento da pressão, lesionando os rins.
Isquemia
Quadros que levam à queda do fluxo sanguíneo renal podem causar a morte das células dos rins, promovendo IRA.
Quais são os sintomas de insuficiência renal em cães?
Os sintomas da insuficiência renal em cães são pouco específicos. Veja os principais a seguir:
- diminuição na produção de urina e aumento da sede: esses sinais costumam ser os primeiros a indicar que os rins do seu cãozinho não estão funcionando de maneira correta. O aumento da ingestão de água se deve à necessidade de compensar a perda de líquidos;
- perda de apetite e emagrecimento: as consequências da insuficiência renal em cães geram náuseas e desconforto abdominal, levando à perda de apetite. E essa redução do consumo de alimento pode levar à perda de peso;
- vômitos e apatia: como consequência das lesões dos rins e do acúmulo de toxinas, é comum que cães com insuficiência renal costumam apresentem náusea, episódios de vômitos e fiquem apáticos.
A boa notícia é que as alterações causadas pela insuficiência renal em cães são reversíveis, sendo imprescindível a busca pelo atendimento médico-veterinário o mais rápido possível. Isso reforça a necessidade de os tutores estarem bem atentos às mudanças no comportamento do pet.
Qual é a importância do monitoramento da insuficiência renal em cães?
Como a insuficiência renal em cães é uma condição que pode se agravar com o tempo, o monitoramento contínuo da saúde renal é essencial para garantir que a doença esteja controlada e para avaliar a eficácia do tratamento.
Consultas regulares com o médico-veterinário e exames periódicos ajudam a detectar alterações no quadro do animal e permitem ajustes no tratamento.
Quando a insuficiência renal em cães não é devidamente tratada, as lesões nos rins podem se tornar irreversíveis, evoluindo para um quadro chamado “doença renal crônica”.
Cães mais velhos apresentam um maior risco de desenvolver doença renal crônica e merecem atenção redobrada no acompanhamento médico-veterinário nos casos de insuficiência renal.
A doença renal crônica não tem cura, mas com o devido tratamento é possível oferecer qualidade de vida para o cão.
Opinião do especialista sobre insuficiência renal em cães
A médica-veterinária Juliana Soncin, que atua na capacitação técnica na Adimax, dá dicas para evitar a insuficiência renal em cães:
“Um dos cuidados essenciais para evitar a insuficiência renal em cães é não oferecer medicamentos sem a prescrição do médico-veterinário. Muitos remédios para uso humano podem ser potencialmente tóxicos para os cães, levando a danos graves nos rins. Portanto, somente oferecer os remédios que o médico-veterinário prescrever, respeitando a quantidade de medicamento, frequência e o intervalo entre as doses, não oferecendo por mais dias do que o necessário!”.
Juliana também enfatiza que esse cuidado é primordial para o sucesso do tratamento da insuficiência renal em cães:
“É imprescindível que os tutores sigam essa recomendação inclusive durante o tratamento da insuficiência renal em cães. Sem isso, a doença pode se agravar e evoluir para quadros mais severos, como a doença renal crônica.”.
Leia também: Conheça Cuidados Diários Para Pets Com Osteoartrite
Como vimos, é essencial monitorar os sintomas da insuficiência renal em cães e tomar as devidas providências de acordo com a orientação do médico-veterinário.
Para aqueles cães que já são diagnosticados com doença renal crônica, conheça as opções da Fórmula Natural Vet Care, desenvolvidas especificamente para cães com necessidades alimentares especiais.
A linha conta com alimentos secos e úmidos formulados para auxiliar no tratamento de cães com DRC. Lembre-se de que esse alimento deve ser oferecido sob indicação profissional, sendo necessário o acompanhamento do médico-veterinário.