Nutrição que Transforma: Como Melhorar o Sistema Digestivo do Seu Pet

Você sabia que o bom funcionamento do sistema digestivo é essencial para o que seu pet tenha uma vida plena? Para isso, a escolha por uma boa nutrição tem grande influência nessa manutenção da saúde, uma vez que o funcionamento adequado do intestino possibilita que os animais consigam adquirir todos os nutrientes necessários de forma apropriada.

Escolha do Alimento: A Base para um Sistema Digestivo Saudável

Diferente dos humanos, a digestão de cães e gatos não se inicia na boca, mas sim, no estômago. Isso acontece porque eles não possuem a alfa amilase salivar, isto é, a enzima que representa o início da digestão alimentar, localizada na boca. A médica-veterinária da Adimax e doutora em nutrição de cães e gatos, Mariana Fragoso Rentas, explica que o intestino desempenha um papel muito importante no processo digestivo, pois abriga uma rica microbiota, além de atuar sobre a imunidade e exercer função hormonal. “Ele (intestino) contém bactérias benéficas, que têm função de proteger e equilibrar as bactérias que podem causar doenças de se multiplicarem e comprometer a absorção dos nutrientes. Por isso, o importante é que os alimentos para os pets contenham fibras especiais em quantidades adequadas, associadas a prebióticos, importantes para manter o equilíbrio desse ecossistema e garantir a saúde geral dos cães e gatos”.

Outro aspecto importante é oferecer um alimento específico para cada fase da vida do animal, uma vez que as necessidades nutricionais dependem de fatores como espécie, porte, idade, condição física, entre outros, que devem ser levados em consideração pelo tutor.

“Um filhote tem maior demanda energética, ou seja, precisa de mais energia para gastar ao longo do dia, e também precisa de maior quantidade de nutrientes no alimento quando comparado a um adulto. Assim como um animal idoso, castrado, uma fêmea gestante, ou lactante também possuem diferentes particularidades. Por isso, existem alimentos desenvolvidos especialmente para cada fase da vida, que oferecem equilíbrio conforme a necessidade de cada momento”, esclarece Mariana.

Apesar de não ter influência na digestibilidade, o tamanho da partícula dos alimentos impacta no consumo do pet e consequentemente na nutrição. “A diferença entre elas é o tamanho e formato do grão da ração, o que vai facilitar a apreensão e mastigação do alimento. Com o tamanho ideal, o animal consegue comer a quantidade adequada para ele e absorver os nutrientes necessários para manter a saúde intestinal em dia”, explica Mariana.

Os alimentos comerciais se destacam por serem opções completas e balanceadas. A família Fórmula Natural, linha super premium da Adimax, oferece benefícios que garantem uma nutrição de altíssima qualidade. Os alimentos colaboram para a saúde intestinal, saúde da pele e da pelagem, cuidado com a saúde articular e combate aos radicais livres. E, no caso dos felinos, têm o cuidado com o sistema urinário, por meio de minerais que equilibram o pH.

Leia também Grain free – Os Benefícios da Alimentação Livre de Grãos para a Saúde do seu Pet

A escolha de uma alimentação adequada é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo e a saúde geral dos pets. Compreender as necessidades nutricionais específicas de cada fase da vida do seu animal e optar por alimentos de alta qualidade pode fazer toda a diferença no bem-estar e na longevidade do seu amigo. Lembre-se, um pet bem alimentado é um pet mais feliz e saudável. Invista na nutrição do seu companheiro e veja os benefícios refletidos em sua vitalidade e alegria diárias.

Compartilhe

Notícias relacionadas