Cuidar da alimentação do seu amiguinho peludo é um dos passos mais importantes para garantir que ele tenha uma vida longa, saudável e muito feliz. Nesse sentido, os prebióticos para cães chamam atenção por serem aliados da saúde intestinal e, consequentemente, do bem-estar geral.
Eles são ingredientes usualmente adicionados na ração que ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. Quando em equilíbrio, a microbiota intestinal colabora para a saúde do intestino, colaborando para que desempenhe as suas funções de forma mais eficiente.
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo e confira:
- o que são prebióticos para cães;
- quais são os benefícios dos prebióticos para cães;
- como incluir prebióticos para cães na dieta do seu amigo peludo.
O que são prebióticos para cães?
Os prebióticos são um tipo de fibra alimentar que promovem a saúde intestinal. De forma geral, servem como “alimento” para as bactérias boas que vivem no intestino dos cães. Dessa forma, eles ajudam a criar condições que favorecem o crescimento dessas bactérias, colaborando no equilíbrio da microbiota intestinal.
É comum que haja confusão entre prebióticos e probióticos, mas eles têm formas de atuação e definição diferentes. Os probióticos são os próprios microrganismos vivos, como as bactérias benéficas, prontos para povoar o ambiente intestinal. Já os prebióticos são fibras não digeríveis que promove condições de vida favoráveis para as bactérias boas e desfavoráveis às bactérias ruins.
Vale a pena pensar nos prebióticos para cães como se fossem um tipo de fertilizante para um jardim. O produto cria um ambiente ideal para as bactérias boas prosperarem, contribuindo para saúde intestinal e, consequentemente, para o bem-estar do pet.
Quais são os benefícios dos prebióticos para cães?
Agora que você já entendeu o que são prebióticos para cães e como eles funcionam, vamos falar sobre os benefícios que eles trazem para a saúde do seu pet:
Melhoram a digestão e a absorção
A microbiota intestinal canina é composta por uma quantidade estimada de trilhões de microrganismos que desempenham um papel importante na saúde do cão. Quando esse equilíbrio se perde, pode haver comprometimento da saúde do intestino e, por isso, podem aparecer sintomas como diarreia e, em casos mais graves, levar a perda de peso.
E como vimos até agora, os prebióticos auxiliam na manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, o que contribui para que o intestino desempenhe de maneira mais eficiente suas funções, inclusive a de digestão e absorção.
Fortalecem o sistema imunológico
Grande parte do sistema imunológico dos cães está ligada diretamente ao intestino. Uma vez que a microbiota intestinal está equilíbrio, ela produz substâncias importantes para manutenção da saúde do intestino, e a saúde intestinal está fortemente relacionada ao sistema imunológico.
Os prebióticos para cães ajudam a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, o que é importante para saúde do intestino e, consequentemente, a imunidade.
Como incluir prebióticos para cães na dieta do seu amigo peludo?
Os prebióticos são grandes aliados da saúde intestinal e promovem uma série de benefícios para saúde do seu amigo de 4 patas. De maneira geral, alimentos de alta qualidade, como aqueles de categoria super premium como a Fórmula Natural, incluem em sua composição ingredientes que promovem benefícios para a saúde do cão, como por exemplo, os prebióticos.
É possível encontrar na composição básica da ração para cães de todas as idades os ingredientes como inulina, frutoligossacarídeos e/ou parede celular de levedura, tipos comuns de prebióticos usados na alimentação pet.
Alimentos formulados com prebióticos
Alimentos de alta qualidade, como aqueles de categoria super premium, costumam incluir em sua composição ingredientes que promovem benefícios para a saúde do cão, como por exemplo os prebióticos.
Usualmente, eles são formulados para diferentes fases da vida do cão, atendendo às necessidades nutricionais específicas de filhotes, adultos e idosos.
Na hora de escolher a ração ideal, fique atento à presença de ingredientes como inulina, FOS (fruto-oligossacarídeos) e MOS (mananoligossacarídeos), tipos comuns de prebióticos usados na alimentação pet.
A importância da orientação veterinária
Antes de realizar a troca do alimento do seu peludo, é importante realizar uma consulta com o médico-veterinário. O profissional irá avaliar o animalzinho e compreender as suas necessidades, considerando fatores como idade, porte e condições de saúde e, com base nisso, realizará a orientação do melhor alimento para atender às suas necessidades.
Opinião do especialista sobre prebióticos para cães
O médico-veterinário, Gustavo Quirino, que atua na capacitação técnica da Adimax ressalta que os prebióticos podem ser ainda mais importantes para cães filhotes e idosos. “Os efeitos do uso de prebióticos são especialmente benéficos para animais filhotes e idosos. Nos primeiros, a melhora no vigor intestinal permite maior sucesso no tratamento de viroses intestinais. Animais idosos também se beneficiam, pois o intestino saudável previne diarreias crônicas que podem ser comuns nessa fase da vida.”
Leia também: Como Preparar Seus Pets Para Consultas Veterinárias
Agora que você já sabe mais sobre os prebióticos para cães, aproveite para conhecer as opções da Fórmula Natural para cães e comece a oferecer o que há de melhor para seu amigo peludo!