Fisioterapia Para Cachorro: Saiba Para Que Serve

Fisioterapia Para Cachorro: Saiba Para Que Serve

Assim como nós, humanos, os cães também estão suscetíveis a sofrer doenças e lesões que podem afetar sua qualidade de vida. Nesses casos, a fisioterapia para cachorro é uma opção bastante válida, voltada para promover a recuperação e a reabilitação do animal, na medida do possível.

Leia este artigo para entender:

  • o que é fisioterapia para cachorro;
  • algumas técnicas de fisioterapia para cachorro;
  • quando a fisioterapia para cachorro é indicada.

O que é fisioterapia para cachorro

A fisioterapia para cachorro é uma abordagem terapêutica baseada nos mesmos princípios da fisioterapia humana, só que adaptada às necessidades e características do seu melhor amigo de quatro patas.

Por meio de técnicas específicas, os fisioterapeutas veterinários conseguem tratar uma variedade de condições que prejudicam o bem-estar dos cães, sejam lesões ortopédicas, neurológicas, doenças crônicas ou resultantes do envelhecimento. 

A fisioterapia também pode ter um papel preventivo, especialmente no caso de animais que praticam atividades físicas intensas ou participam de competições esportivas. Nesses casos, o acompanhamento regular visa implementar medidas que ajudem a prevenir pioras e eventuais lesões.

Conheça algumas técnicas de fisioterapia para cachorro

Diversas ferramentas e técnicas são utilizadas pelos profissionais da fisioterapia para cachorro. Conheça algumas das principais:

Exercícios

Os exercícios terapêuticos são fundamentais na fisioterapia para cachorro. Desenvolvidos para melhorar a força muscular, a amplitude de movimento, o equilíbrio, a coordenação e a estabilidade das articulações, eles podem incluir:

  • caminhadas livres ou na esteira, com velocidade controlada;
  • subida e descida de escadas;
  • desafios de equilíbrio em superfícies instáveis;
  • saltos longos;
  • saltos curtos;
  • corridas, entre outros.

Massagem terapêutica

Sim: não são apenas os humanos que podem se beneficiar de uma boa massagem! No caso dos cães, a técnica é utilizada para:

  •  relaxar músculos tensos;
  • reduzir a dor;
  • melhorar a circulação sanguínea;
  • promover a reabilitação muscular. 

Os movimentos ajudam também a liberar tensões e aumentar o bem-estar geral do animal, proporcionando sensações de relaxamento e alívio de dores.

Hidroterapia

A hidroterapia, como o próprio nome indica, utiliza a água para auxiliar na reabilitação e no condicionamento físico dos cães. Isso acontece porque o meio aquático oferece possibilidades de flutuação e suporte, reduzindo o impacto nas articulações e permitindo que os cães executem movimentos com menor esforço.

Para essa técnica são utilizadas piscinas terapêuticas e até mesmo esteiras aquáticas para a realização de caminhadas e natação. 

Eletroterapia

A eletroterapia utiliza correntes elétricas de baixa frequência com o objetivo de estimular os músculos e tecidos lesionados. A técnica ajuda, além de aliviar a dor, a reduzir inflamações  e, até mesmo, aumentar a velocidade da cicatrização, no caso de acidentes e cirurgias.

Quando a fisioterapia para cachorro é indicada

A fisioterapia para cachorro pode ser realizada com uma grande variedade de objetivos, todos voltados para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida dos animais. Os principais casos em que ela é indicada são os seguintes:

Reabilitação pós-operatória

Depois de uma cirurgia ortopédica ou neurológica, é comum que os cães precisem de ajuda para se reabilitar. Nesse caso, os exercícios terapêuticos ajudam a restaurar a função da área que foi operada.

Além disso, a fisioterapia reduz o risco de complicações pós-operatórias, como contraturas musculares, atrofia e até mesmo aderências da cicatriz.

Alívio da dor

Cães que sofrem com condições osteomusculares podem sofrer bastante com a dor. Problemas como a osteoartrite canina, displasia, hérnia e lesões ligamentares causam bastante incômodo ao bichinho.

Nesses casos, o protocolo terapêutico conta com a aplicação de diversas técnicas voltadas para reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor, melhorando o conforto do animal e promovendo mais qualidade de vida.

Melhoria da mobilidade

Cachorros com lesões musculares, articulares, neurológicas ou mesmo que sofrem com obesidade canina têm grandes chances de sofrer restrições de mobilidade dos mais variados níveis.

O papel da fisioterapia, então, é aplicar exercícios, alongamentos e técnicas de fortalecimento muscular visando aumentar a amplitude de movimento do animal, a flexibilidade e promover melhorias na coordenação e no equilíbrio.

O objetivo é auxiliá-los a recuperar, na medida do possível, suas habilidades de andar, correr e saltar, para que retornem a realizar suas atividades diárias com mais facilidade.

Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular é muito importante tanto para a recuperação quanto para a prevenção de lesões. Alguns exercícios específicos de fisioterapia para cachorro têm esse objetivo.

Com isso, ganha-se maior estabilidade articular e preveni-se a sobrecarga de outras estruturas do organismo do animal, melhorando sua capacidade de realizar movimentos e atividades físicas.

E falando em prevenção, aproveite para ler também o nosso artigo sobre medicina veterinária preventiva e entenda como essa abordagem pode ser benéfica na vida dos seus animais de estimação!

Compartilhe

Notícias relacionadas