Castração de Cães e Gatos: Entenda Como Funciona e os Benefícios

Castração de Cães e Gatos: Entenda Como Funciona e os Benefícios

A castração de cães e gatos é um assunto que sempre vem acompanhado de diversas dúvidas e informações incorretas. Por isso, é comum que muitos donos tenham um certo receio e alguns questionamentos em relação ao procedimento, sua segurança e seus benefícios.

É preciso saber, no entanto, que a castração é bastante recomendada. Seja quando o tutor deseja diminuir problemas comportamentais, que serão abordados posteriormente, mas também para evitar as crias indesejadas, colaborando assim para a diminuição de animais abandonados, o que está relacionado à posse responsável de animais

Pensando em sanar suas dúvidas de uma vez por todas, organizamos aqui um texto para que você entenda como o procedimento funciona e em que casos ele pode ser recomendado.

O que é o procedimento de castração

Castração é o nome popular dado às cirurgias realizadas para impedir que cães e gatos sejam capazes de se reproduzir.

No caso das fêmeas, o procedimento cirúrgico mais utilizado é a ovariosalpingohisterectomia, que consiste na retirada de órgãos reprodutores como os ovários, os cornos uterinos e o útero.

Já nos machos, a cirurgia é a orquiectomia, que por sua vez, consiste na retirada dos testículos do animal.

Por mais que possam parecer cirurgias complexas, já existem tecnologias avançadas e conhecimento veterinário suficiente para fazer com que sejam procedimentos simples e com pouca ocorrência de complicações, sendo realizadas na maior parte dos casos de maneira rápida e com um pós-operatório tranquilo e leve.

Particularidades da castração de cães

Por mais que as cirurgias de castração sejam muito parecidas entre cães e gatos, existem algumas diferenças que precisamos ressaltar, principalmente em relação a quando podem ser realizadas.

No caso da castração de cachorros, a idade recomendada varia muito dependendo do médico-veterinário e da rotina que o animal leva. Mas geralmente, após o primeiro cio das fêmeas e os primeiros 6-10 meses de vida do macho, as cirurgias já podem ser realizadas com segurança.

Particularidades da castração de gatos

Em relação à castração dos felinos, a indicação da cirurgia também pode variar a depender do médico-veterinário e do animal, mas geralmente é recomendada após o término do ciclo de vacinas, o que costuma ocorrer entre os 4 e os 6 meses de vida do filhote. Após esse tempo, as cirurgias de castração já podem ser realizadas, conforme as consultas e exames realizados pelo médico-veterinário responsável.

Benefícios da castração

Muitas vezes, a castração de cães e gatos é procurada por donos que não desejam que os bichinhos procriem. Porém, os benefícios da castração não param por aí, indo desde a prevenção de doenças até a resolução de problemas comportamentais. Confira:

Questões relacionadas à saúde

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a medicina veterinária preventiva. Sabia que a castração pode ser uma maneira de prevenir problemas de saúde nos cães e gatos?

Quando falamos sobre fêmeas, a castração reduz as chances de aparecimento de tumores nas mamas, ovários e úteros, além de prevenir outros problemas, como a infecção uterina.

Já em relação aos machos, a castração previne doenças como tumores na próstata.

Questões comportamentais

Uma vez que a castração acarreta alterações hormonais no animal, alguns problemas comportamentais mediados por tais hormônios acabam sofrendo alterações.

O principal exemplo é a redução de comportamentos territorialistas, como padrões agressivos entre fêmeas ou entre machos que vivem juntos, e a pulverização de urina, que tendem a parar ou pelo menos reduzir drasticamente.

Manejo da população de animais de rua

Exatamente por evitar possíveis gestações indesejadas pelos donos dos animais, a castração de cães e gatos está também associada com o manejo da população de animais de rua. 

Além disso, caso você more em um lugar onde seu animal tenha livre acesso à rua, castrá-lo significa prevenir que eles procriem. No caso dos animais machos, produzindo ninhadas que você nem saberá da existência, e no caso de fêmeas, apresentando uma prenhez para a qual você não se planejou.

O abandono de animais – conforme a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro – aumentou 250% apenas no ano de 2021. Sendo assim, e pensando em trazer informação sobre o tópico, caso você ainda não saiba sobre a lei de abandono de animais, convidamos que você leia mais sobre o assunto no texto, e aprenda sobre essa pauta tão importante.

Compartilhe

Notícias relacionadas