Como Acertar na Mudança Com Gatos

Como Acertar na Mudança Com Gatos

Dizer que os gatos gostam apenas da casa, e não do dono, é um mito! Os felinos de estimação são, sim, bastante apegados aos seus tutores e desenvolvem relações muito afetivas com eles. Apesar disso, é uma característica deles serem bastante apegados às suas rotinas e aos ambientes aos quais estão habituados.

Por conta disso, é muito importante tomar alguns cuidados na mudança com gatos, para evitar que o bichinho seja muito exposto ao estresse, reagindo negativamente com problemas comportamentais ou até mesmo de saúde. Leia este artigo para entender:

  • a importância do cuidado na mudança com gatos;
  • dicas para uma mudança com gatos mais tranquila

A importância do cuidado na mudança com gatos

É importante se cercar de cuidados em um processo de mudança com os gatos para garantir o bem-estar físico, emocional e a segurança desses animais, que são bastante sensíveis. 

Alterações bruscas na rotina e no ambiente, causadas tanto pela mudança em si quanto pelos preparativos, podem ser muito estressantes para os felinos, podendo resultar em comportamentos indesejados, problemas de saúde e dificuldade de adaptação.

Com atenção e planejamento, no entanto, é possível minimizar esses efeitos negativos para os bichinhos, facilitando o processo e ajudando-os a se ajustarem mais facilmente ao novo ambiente. Lembre-se de que faz parte dos objetivos de um tutor responsável manter o animal seguro, tranquilo e feliz. 

Dicas para uma mudança com gatos mais tranquila

Confira sete dicas que vão te auxiliar no planejamento da mudança, para que ela ocorra de forma tranquila e segura para você e seu gato.

Adapte o animal à caixinha de transporte desde cedo

Como já foi dito neste texto, gatos são animais bastante sensíveis à mudanças, e que demoram a se adaptar a novidades. Por isso, de maneira geral, é muito importante acostumá-lo desde filhote à caixinha de transporte. Dessa forma, ele já estará adaptado a ela e ficará menos estressado quando precisar ser transportanto tanto para saídas pontuais e necessárias como uma ida ao médico-veterinário quanto para situações mais expressivas, como viajar com o gato ou se mudar de casa.  

A sugestão para que ele se acostume à caixa é deixá-la sempre disponível em seu ambiente. Assim, o animal pode entrar e sair dela costumeiramente em sua rotina e se assustará menos ao precisar ser colocado ali em um momento específico. 

Não substitua o enxoval do gato nesse momento

É muito comum que as pessoas aproveitem momentos de mudança para comprar coisas novas e se desfazer de objetos antigos, e pode ser que você ache uma boa ideia aproveitar para trocar alguns itens do seu gato — mas isso não é o melhor a se fazer!

A troca de ambiente já será uma novidade muito intensa para o felino e é bom manter o máximo de seu enxoval antigo, que já é familiar para ele. Por isso, o ideal é resistir à vontade de aposentar caminhas, comedouros, bebedouros, caixas de areia e brinquedo nesse momento, está bem?

Dê ainda mais atenção ao animal

Como Acertar na Mudança Com Gatos: De Mais Atenção ao Bichinho

Nunca se esqueça de que os animais são bastante sensíveis, e os gatos ainda mais! Por isso, ele vai perceber as mudanças no ambiente muito antes do que você imagina, principalmente quando a arrumação de caixas começar. 

Para evitar que ele se sinta muito ansioso, dê atenção redobrada ao bichinho durante todo o processo, ajudando-o a se sentir mais seguro e confortável. Como as mudanças costumam ser bastante estressantes, esse aprimoramento do vínculo com o gato certamente vai ajudar você, tutor, a relaxar um pouco também! Nada como aquela rodada de brincadeiras e carinhos com o seu peludo favorito para desestressar, não é mesmo?

Converse com médico-veterinário

Esse profissional, que acompanha a saúde do seu animal e é especializado nisso, é a pessoa mais adequada para oferecer orientações precisas de como você pode ajudar o bichinho nesse momento de transição.

Prepare o novo lar para o animal

Em meio à correria da mudança, pode ser que você se esqueça que o novo lar precisa ser preparado para receber o gato, mas para evitar qualquer acidente e preocupação, certifique-se de que a casa já está totalmente segura para receber o bichinho: as telas nas janelas e varandas são fundamentais, e verifique se não sobrou no ambiente nenhum entulho de obra que possa machucá-lo. 

Fique atento ao bichinho no dia da mudança

Mais uma vez: sabemos o quanto um processo de mudança é extremamente agitado, principalmente no dia em que os móveis e pertences pessoais são enviados efetivamente de um lugar para o outro. Além de ser estressante para você, esse dia será bastante conturbado para o gato.

Não se esqueça de mantê-lo seguro, porque em momentos de muita agitação existem grandes chances de ele querer se esconder e, com isso, acabar sumindo ou se enfiando em locais perigosos. 

Promova enriquecimento ambiental no novo lar

Por fim, para que a adaptação do bichinho ao novo lar seja a mais confortável e rápida possível, não se esqueça de que a casa também é dele! A distribuição adequada de seus recursos (como água, comida, caixa de areia e brinquedos) pelo ambiente faz toda a diferença, bem como a disposição de lugares em que ele possa subir com segurança — já que os felinos são animais arborícolas, que gostam de estar no alto para se proteger e se sentirem tranquilos.

Outra forma de enriquecimento que pode auxiliar o animal na adaptação é o sensorial, que estimula os sentidos desses animais, como a utilização de feromônios que ajudam a diminuir o estresse.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre a importância do enriquecimento ambiental para gatos!

Compartilhe

Notícias relacionadas