Assim como no caso dos humanos, a imunidade desempenha um papel fundamental na saúde dos animais, sendo responsável por protegê-los contra uma ampla gama de doenças e infecções.
Se você tem um gatinho em casa, saiba que reforçar o sistema imunológico dos felinos é muito importante para torná-los menos suscetíveis a doenças e se recuperem mais rápido caso elas ocorram.
Por isso, a fim de promover ao seu bichinho uma vida longa e saudável, vale conferir algumas dicas de como aumentar a imunidade do gato. Leia este artigo para entender mais sobre cada uma delas:
- seguir corretamente o protocolo de vacinação;
- reduzir a exposição do animal ao estresse;
- promover brincadeiras estimulantes;
- buscar o enriquecimento ambiental;
- proporcionar uma alimentação equilibrada e uma boa ingestão hídrica.
1. Siga o protocolo de vacinação corretamente
O primeiro passo de como aumentar a imunidade do gato é seguir à risca o protocolo de vacinação para gatos, que é composto basicamente por duas vacinas:
- a polivalente, que pode estar nas versões v3, v4 ou v5 e deve ser administrada conforme orientação do médico-veterinário para o caso do seu felino;
- a antirrábica, que protege contra a raiva.
A polivalente é aplicada em três doses iniciais durante o primeiro ano de vida do animal e, depois, reforçada anualmente. A antirrábica, deve ser aplicada uma vez ainda nos primeiros três meses e, depois disso, reforçada uma vez ao ano.
2. Reduza a exposição do animal ao estresse
Os gatos são animais bastante sensíveis e, assim como os humanos, suscetíveis aos efeitos negativos do estresse crônico, que pode comprometer o sistema imunológico.
Se o bichano fica constantemente submetido a essas situações e, consequentemente, estressado seu corpo produz hormônios como o cortisol, que prejudicam a imunidade e enfraquecem as defesas naturais do organismo contra agentes patógenos.
Além disso, o estresse crônico pode levar a alterações comportamentais nos felinos como agressividade, agitação excessiva e distúrbios de sono que também impactam de maneira negativa na saúde do animal.
Alguns exemplos de situações estressantes para eles são, entre outros:
- mudanças no ambiente;
- introdução de novos animais à casa;
- manejo inadequado durante o uso da caixinha de transporte;
- falta de estímulo mental e social;
- barulhos muito altos, como os de fogos de artifício.
Por isso, é muito importante identificar e minimizar esse tipo de situação, fazendo o possível para proporcionar um ambiente calmo e seguro para o bichinho. Garantir, sempre, a disponibilidade dos recursos básicos para ele (comida, água fresca e caixa de areia) e, no caso da chegada de um novo bichano na casa, tomar os devidos cuidados para a adaptação entre gatos, são medidas fundamentais.
3. Promova brincadeiras estimulantes
Os felinos são animais de natureza caçadora, isso significa que seu gato tem muita energia que precisa ser devidamente extravasada para que ele não se torne reativo e estressado, o que pode comprometer seu sistema imunológico.
Por isso, outra dica de como aumentar a imunidade do gato é brincar com ele frequentemente. Dessa forma, você promoverá ao bichinho não apenas uma forma divertida de interação mas, também, a canalização adequada de sua energia e a redução do estresse.
4. Busque o enriquecimento ambiental
Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental para gatos? Trata-se de uma maneira de tornar o ambiente mais amigável e seguro para os felinos. Implementar móveis e objetos que permitam ao gato tanto a estimulação quanto o conforto são muito importantes para o alívio de seu estresse e, consequentemente, para o reforço de seu sistema imunológico.
Para fazer isso, você vai precisar de alguns recursos que vão além dos mais básicos, como comedouros, bebedouros e caixas de areia — mas que vão fazer toda a diferença no bem-estar do gato no dia a dia! Arranhadores, prateleiras, pontes e tocas espalhadas pela casa são algumas ideias.
- Leia também: Gatificação: como adaptar sua casa para o gato
5. Proporcione alimentação equilibrada e boa ingestão hídrica
Deixamos para o fim da lista um tópico super importante! Manter o seu gato bem nutrido, com uma alimentação balanceada e de alta qualidade é fundamental, assim como seu nível de ingestão hídrica. Você sabia que os felinos sentem pouca sede e, por isso, é muito comum que o gato não beba muita água?
Além do manejo inadequado, a baixa ingestão hídrica tem grandes chances de levar o animal a ter problemas com cálculos urinários. Por isso, espalhar várias fontes de água pela casa é uma boa dica de como estimulá-lo a isso, e oferecer ração úmida na dieta também pode trazer esse benefício.
E falando em alimentação, quem quer aumentar a imunidade do gato precisa garantir o acesso do bichinho a rações de ótima qualidade, evitando ao máximo qualquer comida que não seja adequada para ele. Existem várias coisas que comemos naturalmente no dia a dia e são alimentos tóxicos para cães e gatos, sabia?
Para evitar intercorrências e danos à saúde do bichano, aproveite e leia também o nosso artigo sobre como escolher os melhores tipos de ração para gatos.