Conheça Cuidados Alimentares Para Gatos Castrados

Castrar seu gato vai muito além de evitar uma gestação indesejada e o aumento de animais em situação de rua: é um verdadeiro ato de amor e cuidado. A castração dos bigodudos também ajuda a prevenir doenças graves como o câncer de mama e de próstata. No entanto, é comum que o bichano se torne um pouco mais sedentário, o que acaba reduzindo o risco de fuga.

A castração também aumenta a expectativa de vida, pois reduz as fugas em até 94%, o que diminui o envolvimento dos gatos em brigas com outros felinos e também o contágio e transmissão de doenças infectocontagiosas, como a FeLV

Além disso, com a castração, os felinos tendem a ficar menos ativos, reduzindo assim, o seu gasto energético, o que pode resultar num quadro de obesidade ou sobrepeso. Portanto, para evitar que seu bichano ganhe peso, é muito importante dar atenção aos cuidados alimentares para gatos castrados.

Então, se você se preocupa de verdade com a saúde do seu gatinho, continue acompanhando este post e saiba mais sobre:

  • qual é a relação entre a castração de gatos e o ganho de peso;
  • quais são os tipos de alimentos recomendados para gatos castrados;
  • quais são os benefícios de manter os cuidados alimentares para gatos castrados;
  • dicas para manter a higiene alimentar dos gatos castrados;
  • cuidados alimentares para gatos castrados podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Qual é a relação entre a castração de gatos e o ganho de peso?

A castração está relacionada à remoção do útero e dos ovários, no caso das fêmeas, ou dos testículos e estruturas anexas, nos machos. A grande questão é que esses órgãos são responsáveis pela produção de hormônios sexuais, e a sua falta faz com que o metabolismo do animal desacelere, podendo levar à obesidade em gatos.

Assim, seu corpo começa a precisar de menos energia para se manter e o animal pode se tornar mais guloso e preguiçoso, e por consequência, ele acaba ganhando peso. Uma forma de estimular o bichano a gastar mais energia é pela gatificação dos ambientes.

Quais são os tipos de alimentos recomendados para gatos castrados?

Para manter o peso ideal, é importante adotar alguns cuidados alimentares para gatos castrados, como a escolha do alimento ideal e calcular a quantidade de petiscos.

Escolhendo o alimento ideal

O primeiro passo é buscar a orientação de um médico-veterinário de sua confiança que poderá indicar as melhores opções de acordo com as necessidades do seu bichano. 

De maneira geral, é importante oferecer um alimento específico, pensado e formulado para atender essas novas necessidades do pet. Logo, um alimento para gatos castrados deve promover a manutenção do peso ideal.

Os alimentos para gatos castrados são formulados com menos gordura e calorias, mais fibras e proteínas. Isso favorece a manutenção do peso do animal, promove maior saciedade e auxilia na manutenção da massa muscular.

Fornecer o alimento ideal na quantidade adequada

A depender do peso, da condição corporal, dos hábitos e idade do animal, ele vai precisar de quantidade específica, e diferente, de alimento por dia

Portanto, mesmo oferecendo um alimento ideal para gato castrado, é essencial fornecê-lo na quantidade adequada conforme a indicação de uso presente nas embalagens ou recomendação do médico-veterinário. Isso vai evitar que ganhem peso em excesso. 

Quantidade de petisco

Um desafio de muitos tutores é resistir aos miados e esfregões que o seu bichano possa fazer na tentativa de chamar atenção e pedir um petisco. Embora oferecer esses agrados para o pet seja uma forma de demonstrar afeto e carinho, a oferta de petisco em excesso pode levar ao ganho de peso e prejudicar a saúde do animalzinho.

Assim sendo, faz parte dos cuidados alimentares para gatos castrados seguir fielmente a quantidade sugerida de petiscos a serem oferecidos descrita na embalagem do produto ou conforme orientação do médico-veterinário. 

Quais são os benefícios de manter os cuidados alimentares para gatos castrados?

Existem muitos benefícios em cuidar da alimentação do seu bichano depois da castração. Além de preservar sua saúde, ainda vai garantir que ele viva mais tempo e com melhor qualidade de vida. Confira alguns deles a seguir:

  • controle de peso;
  • prevenção de doenças;
  • controle de apetite;
  • melhora da saúde urinária e dental;
  • aumento da longevidade;
  • melhora no comportamento;
  • aprimoramento do bem-estar.

Leia também: Queda de Pelo em Gatos: Entenda Sobre o Assunto

Gostou das dicas sobre cuidados alimentares para gatos castrados? Aproveite para conhecer Fórmula Natural Fresh Meat para Gatos Castrados!

Desenvolvida por médicos-veterinários, a linha Fórmula Natural Fresh Meat utiliza os conceitos mais avançados da nutrição de gatos. Naturalmente saborosa e nutritiva, oferece diferenciais que garantem uma nutrição de altíssima qualidade e atendem aos tutores que prezam por um estilo de vida saudável.

Fórmula Natural Fresh Meat para gatos é formulada com carne fresca e fontes especiais de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, como as frutas e vegetais. É uma linha completa que oferece versões para diferentes necessidades, como para gatos castrados disponíveis nos sabores carne e salmão, e estágios de vida.

Fórmula Natural Fresh Meat Gatos Castrados é a opção ideal para o seu bichano!

Compartilhe

Notícias relacionadas