Queda de Pelo em Gatos: Entenda Sobre o Assunto

Queda de Pelo em Gatos: Entenda Sobre o Assunto

Quem tem um gato em casa já deve estar acostumado a encontrar pelos por aí — o que é bastante natural já que, assim como nós perdemos cabelos no dia a dia, o mesmo acontece com os animais de estimação.

No entanto, é importante entender quando a queda de pelo em gatos está dentro do esperado ou excessiva, o que pode indicar que algo não vai bem. Leia este artigo para entender:

  • como perceber que a queda de pelo em gatos está excessiva;
  • o que pode causar queda de pelo em gatos;
  • como tratar a queda de pelo em gatos.

Como perceber que a queda de pelo em gatos está excessiva?

Como foi dito na introdução do artigo, é normal que um gato perca mais ou menos pelos ao longo de diferentes fases de sua vida. Por isso, para entender se a queda de pelo está ou não excessiva é preciso ser um tutor bastante atento. 

O primeiro passo é conhecer bem o padrão de queda de pelo do seu felino. Você sabia que a quantidade de pelos perdidos varia de acordo com a raça, idade do animal e sazonalidade? Pois é. Por isso, é importante se manter bem informado com o seu médico-veterinário de confiança sobre o que é considerado normal para o seu bichinho em específico.

Além disso, um ponto importante é notar se o gato parece estar com menos pelo que o normal ou se existem falhas visíveis. Uma perda irregular de pelos, que ocasiona certos buracos na pelagem, pode fornecer pistas importantes de que algo não vai bem, como problemas dermatológicos, alergias ou até infecções locais. 

Junto com a queda de pelo,outros sinais podem estar presentes e acometer o corpo do gatinho ou apenas uma parte dele, como vermelhidão, coceira, feridas ou até inchaços. Além disso, perceba se houve mudanças no comportamento do gato, observando atentamente a ocorrência de vômito, diarreia, apatia ou perda de apetite.

O que pode causar a queda de pelo em gatos?

A queda de pelo excessiva em gatos pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo questões genéticas, ambientais, de saúde e até comportamentais. Entender essas causas é fundamental para resolver o problema de forma mais assertiva e promover a saúde do animal. Conheça algumas das principais:

Alergias

Alergias a alimentos, produtos químicos domésticos, produtos de higiene e diversos outros agentes podem levar a uma queda de pelo em gatos excessiva. Isso acontece muitas vezes porque as alergias desencadeiam coceira intensa na pele, resultando em lambidas e arranhões, que contribuem para a queda do pelo.

Parasitas

Infestações por carrapatos, pulgas ou ácaros também estão entre as principais causas de queda de pelo em gatos. É preciso ficar atento à presença desses invasores e agir o mais rápido possível, já que eles também causam coceira, irritação, inflamação na pele e podem até mesmo ser vetores de doenças mais graves.

Problemas hormonais

Não são só os humanos que sofrem com os efeitos dos desequilíbrios hormonais. Nos gatos, essas condições também podem afetar sua saúde, resultando em diversos sintomas, incluindo a queda excessiva de pelos. Para zelar pela saúde do seu animal e evitar a piora de problemas como esses, o acompanhamento com o médico-veterinário deve ser frequente.

Deficiências nutricionais

Os alimentos são o combustível do corpo e uma dieta carente dos nutrientes necessários pode afetar não apenas a pelagem do gato, mas também a saúde do bichinho como um todo.

Por isso, faz parte das atribuições de um tutor responsável entender os melhores tipos de ração para gato para fazer a escolha mais adequada.

Estresse

Sim: assim como no caso dos humanos, o estresse pode afetar a qualidade da pelagem dos gatos e fazer com que os pelos caiam mais do que o costume. Eventos estressantes e alterações na rotina, como viagens e mudança, podem estar relacionados.

  • Leia também: Como acertar na mudança com gatos

Como tratar a queda de pelo em gatos?

Com a leitura do artigo é possível entender que a queda de pelo em gatos, quando excessiva, não deve ser tratada como um fato isolado, e sim como um sinal de que algo não vai bem. Por isso, o mais importante é, sempre, cuidar da saúde do animal como um todo, realizando as consultas de rotina no médico-veterinário e acionando-o sempre que algo estiver fora do comum.

Prestar atenção nesses sinais, como a queda de pelo, é fundamental para zelar pelo bem-estar do animal e, caso realmente haja uma condição de saúde, facilitar que ela seja diagnosticada (e tratada) o mais precocemente possível.

Por isso, se perceber esse ou algum outro sintoma fora do comum no seu gato, não hesite em marcar uma consulta com o médico-veterinário!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler também nosso texto sobre medicina veterinária preventiva!

Compartilhe

Notícias relacionadas