Acne Felina: Entenda as Causas e os Sinais

Acne Felina: Entenda as Causas e os Sinais

Quem pensa que os problemas de pele estão restritos apenas aos humanos, está enganado: eles também podem afetar nossos amigos de quatro patas.

A acne felina é uma condição relativamente comum nos bichanos, mas que por ser discreta, acaba negligenciada e causando bastante desconforto e irritação. 

Leia este artigo para entender sobre o assunto! Você vai descobrir:

  • o que é acne felina;
  • quais são as causas;
  • quais são os sinais;
  • o que fazer em caso de acne felina.

O que é acne felina

A acne felina é uma condição dermatológica que afeta a região do queixo e o lábio dos gatos com o aparecimento de pequenos cravos, chamados de comedões, que podem variar o seu grau de intensidade de leve a grave.

Embora não seja uma ameaça à vida do gato, a acne felina pode causar um desconforto significativo e, se não for adequadamente tratada, pode se tornar crônica e persistir por longos períodos, afetando o bem-estar e a qualidade de vida dele..

Quais são as causas da acne felina

A causa da acne felina não é completamente compreendida, mas existem alguns fatores apontados como relacionados à situação. Um deles é a obstrução dos folículos pilosos (pequenas cavidades onde os pelos se desenvolvem) na região do queixo do gato.

Ao ficarem obstruídos por células mortas da pele, excesso de sebo ou até mesmo resíduos alimentares, eles acabam formando os comedos por criarem um ambiente propício para o crescimento de bactérias que causam uma reação inflamatória na pele. 

Questões genéticas, inclusive relacionadas a determinadas raças, por sua vez, podem predispor o bichano a desenvolver a acne felina. Além disso, alguns estudos sugerem que o problema pode ser influenciado por questões hormonais e, também, impulsionados por deficiências imunológicas.

Por fim, fatores ambientais e relacionados ao cuidado com os gatos também são apontados como possíveis fatores que propiciam o desenvolvimento da acne felina, como o estresse e hábito de auto-limpeza (grooming) não tão frequente.

Quais são os sinais da acne felina

A acne felina apresenta uma variedade de sinais que podem variar de leve a grave. Os principais são:

Comedões

Semelhantes a pontinhos pretos na região do queixo e dos lábios do gato,os comedões são os primeiros sinais visíveis da acne felina e são formados quando os folículos pilosos são obstruídos por células mortas da pele ou excesso de sebo.

Espinhas

Caso a acne não seja tratada precocemente e se desenvolva, as áreas acometidas pelos comedões propiciam a proliferação de bactérias e levam à formação de espinhas semelhantes às que acometem os humanos, com um aspecto elevado e avermelhado. As espinhas podem variar de pequenas protuberâncias avermelhadas a lesões maiores e bastante inflamadas, chegando a apresentar pus.

Vermelhidão e irritação da pele

Outro sinal comum é uma vermelhidão na pele, principalmente ao redor dos comedões. Isso ocorre devido à inflamação causada pela obstrução dos folículos e pela presença de bactérias na região.

Descamação

Em casos mais graves de acne felina, as lesões podem se tornar mais intensas, resultando na formação de crostas e descamação da pele afetada. Isso ocorre devido ao processo inflamatório prolongado e à tentativa do organismo de se restabelecer.

Coceira e desconforto

Por fim, sinais comportamentais do gato também podem indicar a presença de acne felina. Se o bichano apresentar coceira excessiva na área afetada, esfregando o rosto em superfícies rugosas ou mesmo lambedura compulsiva, é importante acender o alerta!

O que fazer em caso de acne felina

Ao perceber qualquer sinal diferente no estado clínico e no comportamento de seu animal, incluindo os da acne felina listados acima, é importantíssimo marcar uma consulta com o médico-veterinário o mais rápido possível. Isso faz parte dos pilares da posse responsável.

Isso porque apenas o profissional especializado será capaz de fornecer o diagnóstico preciso e as orientações mais adequadas para o tratamento. Dessa forma, as chances de restabelecimento rápido do gatinho aumentam muito e o problema tem menos propensão de se desenvolver e piorar. 

Na verdade, o ideal é que você sequer espere um sinal de problema para fazer o acompanhamento da saúde de seu animal de estimação, sabia? Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso artigo sobre medicina-veterinária preventiva!

Compartilhe

Notícias relacionadas