Gato Precisa Tomar Banho? Entenda Esse Assunto!

Gato Precisa Tomar Banho? Dicas de Higiene para Seu Felino

Apesar de serem dois dos animais domésticos mais comuns, cachorros e gatos são pets bastante diferentes entre si, o que faz com que muitos tutores fiquem em dúvida em relação aos cuidados e hábitos que devem ser adotados com cada um deles.

Uma das principais diferenças está relacionada à higiene: enquanto os cachorros precisam ser banhados com certa frequência para se manterem limpos, essa necessidade não existe no caso dos felinos. Quem convive com um percebe que, entra dia sai dia, e eles continuam limpinhos e sem exalar mau-cheiro — será que gato precisa tomar banho? Leia este artigo para entender o assunto!

Higiene do gato

Gatos são animais muito higiênicos e passam boa parte do seu tempo se limpando. Sua língua áspera ajuda a retirar pequenas impurezas que se entranham entre os pelos e, até mesmo, parte dos pelos que se soltam no dia a dia. 

Podemos dizer, portanto, que ele faz uma boa manutenção, o que permite que permaneçam limpinhos. Mas será que é o suficiente? Em geral, é sim. Saiba mais no tópico a seguir.

Gato precisa tomar banho?

Em circunstâncias típicas, nas quais um gato doméstico está vivendo sua rotina dentro de casa e não se suja para além do normal ou entra em contato com substâncias ou parasitas como pulgas e carrapatos, a resposta é não — um gato não precisa tomar banho.

A necessidade só aparece quando o animal se suja mais que o normal (rolando em um vaso de terra, por exemplo) ou no caso das situações mencionadas no parágrafo acima. Além disso, se ele possuir alguma condição alérgica que deva ser tratada com banhos e produtos específicos, a recomendação virá do médico-veterinário.

É importante dizer, ainda, que caso o tutor sinta necessidade de dar banho no felino por algum outro motivo (como o estético), a frequência não deve ser excessiva. Um gato não deve tomar banho toda semana, como é rotina para grande parte dos cães domésticos, para que os feromônios presentes na pele e diretamente relacionados ao bem-estar do bichinho sejam mantidos. Converse com seu médico-veterinário a respeito para que ele indique a regularidade mais adequada.

Cuidados ao dar banho no gato

Por fim, vale levar em consideração alguns cuidados na hora de dar banho no seu felino:

  • a água deve estar sempre morna, nem muito quente e nem fria;
  • proteja os ouvidos do animal;
  • prefira usar uma banheira ou balde ao chuveiro, para gerar menos estresse;
  • utilize shampoos próprios para gato e sem perfume, para não descaracterizar seu odor natural.

Ao levar um novo bichinho para casa, procure compreender o máximo possível sobre a espécie para respeitar suas particularidades! Para saber mais sobre as necessidades dos bichanos, confira também o nosso artigo sobre cuidados que você precisa ter com filhote de gato!

Compartilhe

Notícias relacionadas