Embora os gatos sejam conhecidos pelo seu hábito frequente de auto limpeza, isso não impede que desenvolvam problemas de pele causadas por fatores como alergias, infecções ou até mesmo parasitas.
Em outras palavras, assim como acontece com os humanos, os problemas de pele em gatos são comuns. Existe uma ampla variedade de causas, o que pode confundir o diagnóstico sem a ajuda de um médico-veterinário.
Nesse sentido, é importante prestar atenção aos sinais, já que esses problemas muitas vezes afetam não apenas a aparência, mas também a qualidade de vida dos pets.
Continue a leitura e confira:
- como identificar se o seu gato está com problemas de pele;
- quais são os principais problemas de pele em gatos;
- quais são as causas comuns de problemas de pele em gatos;
- a opinião da especialista sobre problemas de pele em gatos.
Como identificar se o seu gato está com problemas de pele?
Alguns sintomas e comportamentos podem indicar que o gato sofre com algum problema de pele. Em geral, eles começam com uma coceira incômoda, levando o pet a se lamber com maior frequência que o normal.
A presença de caspas, crostas, vermelhidão, falhas na pelagem e feridas também podem indicar sinais de problemas de pele.
No caso de quaisquer dos sintomas, é fundamental levar o seu bichinho de estimação para uma consulta com o médico-veterinário o quanto antes. Isso vai permitir o diagnóstico correto para o tratamento mais adequado do problema.
Quais são os principais problemas de pele em gatos?
Quando se trata de problemas de pele, existem diversas condições que podem ser diagnosticadas. Entre elas estão dermatite alérgica e infecções fúngicas e bacterianas.
Algumas infecções exigem atenção redobrada dos tutores, como é o caso da esporotricose. Essa doença é causada por um fungo e transmitida por meio de arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada de outro gato infectado.
Gatos com esporotricose costumam apresentar feridas profundas na pele, que podem conter ou não pus e que não cicatrizam. Outro sinal bastante comum é o chamado “nariz de palhaço”, devido ao aumento de volume na região nasal.
O grande problema é que a esporotricose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do gato para os seres humanos — o que reforça a importância de os tutores estarem atentos a possíveis sinais de problemas de pele nos felinos.
Outros problemas de pele em gatos incluem parasitas externos e acne felina, uma condição comum em gatos. Geralmente, ela afeta o queixo e é caracterizada por pequenas espinhas ou pústulas.
Embora não seja uma condição grave, é importante tratá-la para promover uma qualidade de vida melhor ao bichano.
Quais são as causas comuns de problemas de pele em gatos?
Existem diversas causas que podem desencadear ou agravar problemas de pele nos gatos. Alguns fatores são genéticos, enquanto outros estão diretamente ligados ao ambiente ou à alimentação:
- alergias alimentares e ambientais;
- estresse e ansiedade, incluindo a lambedura excessiva;
- fatores hereditários e predisposição genética;
- deficiência de nutrientes como ácidos graxos essenciais, vitamina A e Biotina;
- ambiente inadequado, como muito secos, expostos a produtos químicos agressivos ou com falta de higiene.
Lembrando que não importa se se trata de um gato filhote, adulto ou idoso. Essas causas podem desencadear problemas de pele em felinos de todas as idades.
Confira a opinião da especialista sobre problemas de pele em gatos
A médica-veterinária Juliana Soncin, que atua na capacitação técnica da Adimax, ressalta a importância do acompanhamento veterinário e da alimentação de qualidade na prevenção de problemas de pele em gatos.
“Os sinais dermatológicos muitas vezes se sobrepõem entre diferentes condições, por isso, o acompanhamento com o médico-veterinário e a realização de exames específicos são fundamentais para um diagnóstico preciso.
Além disso, fornecer um alimento completo, balanceado, de alta qualidade e nas quantidades adequadas exerce um papel fundamental, pois contribui para a adequada oferta de nutrientes essenciais à manutenção da saúde da pele.”.
Leia também: Gatos e a Importância da Hidratação Diária
Agora que você já sabe mais sobre os principais problemas de pele em gatos, aproveite para saber como uma alimentação balanceada pode ajudar a prevenir doenças em pets.