Truques Para Cachorros: Como Ensinar Seu Melhor Amigo?

Truques Para Cachorros: Como Ensinar Seu Melhor Amigo?

Além de serem grandes companheiros de seus tutores, os cães também são animais bastante inteligentes e, por isso, capazes de aprender diversos truques. E você sabia que ensiná-los não apenas proporciona diversão mútua mas, também, fortalece o vínculo entre o bichinho e o seu tutor? 

Além disso, ensinar truques para cachorros é uma ótima forma de estimular o cérebro dele, ajudando a mantê-lo mentalmente ágil. 

Leia este artigo para conferir:

  • os truques mais comuns para cachorros;
  • dicas de como ensinar truques para cachorros.

Truques para cachorros: quais são os mais comuns?

Além de ser divertido ver o cão obedecendo a um comando verbal, os truques para cachorros colaboram muito com o adestramento e, portanto, podem melhorar o convívio do animal com a família. Alguns dos mais comuns são:

Sentar

Ensinar o cachorro a sentar é bastante útil para controlar o comportamento do animal em diversas situações, especialmente quando ele fica mais agitado. Exatamente por isso, ele também é a base para que outros truques sejam ensinados, já que faz com que ele pare, se acalme e aprenda a esperar o próximo comando.

Dar a pata

Um dos truques mais queridos pelos tutores (afinal, ver um cão dando a pata é extremamente fofo), esse também ajuda a acalmar o animal na hora de cumprimentar uma pessoa — momento em que muitos cachorros tendem a ficar bastante afoitos. 

Deitar

Ensinar ao bichinho o truque de deitar também é uma forma útil de mantê-lo calmo e controlado.

Ficar (parado)

O truque de ficar parado é muito importante para a segurança do cão, já que conseguir que ele pare de se mover até que receba um novo comando pode evitar perigos, como o de atravessar uma rua correndo. 

De qualquer forma, lembre-se de que a forma mais segura de passear com seu animal é, sempre, utilizando coleira e guia. 

Rolar

Ver um cãozinho rolando no chão é outra cena fofa que derrete o coração de muitos tutores! Esse truque, além de divertido, ajuda o animal a estimular sua coordenação motora e sua agilidade. 

Saltar obstáculo

Outro truque para cachorros divertidíssimo é o de saltar obstáculos, mas lembre-se de que esses obstáculos devem ter um tamanho máximo condizente com o porte do cão e, claro, devem ser totalmente seguros (sem pontas, por exemplo), para que ele não corra riscos durante o treinamento.

Como ensinar truques para cachorros: confira 4 dicas

Se você quer ensinar truques para cachorros ao seu amigo de quatro patas, é necessário ter paciência e conhecer o bichinho que você tem em casa. Isso porque as capacidades cognitivas podem variar bastante de raça para raça e, até mesmo, de cão para cão. 

Esperar que o animal aprenda algo novo do dia para a noite, especialmente se ele já for mais velho, significa grandes chances de frustração. Lembre-se de que o mais importante é aproveitar o momento de treinamento para a criação de vínculos com o cachorro e, também, para estimulá-lo. O resultado é apenas uma consequência!

Agora, confira quatro dicas de como facilitar o processo:

1. Seja consistente

A consistência é essencial para ensinar truques para cachorros, por isso repita de maneira uniforme os seus comandos e gestos sempre que realizar o treinamento. 

No início do processo, procure ambientes calmos e sem distrações e, aos poucos, vá aumentando o nível de dificuldade e introduzindo mais estímulos para que o cão aprenda a focar no seu comando mesmo quando existe mais coisa em volta. 

2. Faça o treinamento em sessões curtas e regulares

Lembre-se: a intenção é que o treinamento seja divertido e ajude a criar um momento gostoso entre tutor e cão. Por isso, nada de deixar o animal exausto! Prefira ensinar os truques por períodos curtos de tempo, de no máximo 15 minutos, mas com alta frequência, como todos os dias ou mesmo mais de uma vez ao dia. 

3. Quebre os truques em etapas menores

Sempre que for ensinar um novo truque ao seu cão, quebre-o ao máximo em etapas menores que podem ser mais facilmente compreendidas. Por exemplo: ao ensinar o cão a sentar, tente primeiro fazê-lo aprender a dobrar as patas traseiras. 

O processo fica mais claro para o cachorro quando ele assimila cada um de seus passos.

4. Utilize reforço positivo

A técnica do reforço positivo é extremamente benéfica em adestramentos e consiste em oferecer recompensas ao bom comportamento, para mostrar ao animal que fazer determinada ação rende algo interessante para ele.

Uma das formas mais conhecidas de fazer isso, e que costuma agradar (e muito!) aos cães é oferecer uma gostosura sempre que ele acerta — ou chega perto de acertar — o truque. O ideal, é claro, é que essa opção seja também saudável e nutritiva. 

Conheça algumas opções em nosso artigo sobre petisco para treinar cachorro!

Compartilhe

Notícias relacionadas