Levar um animal de estimação ao médico-veterinário pode ser uma experiência estressante tanto para o animal quanto para o tutor. No entanto, com algumas medidas simples, é possível tornar esse momento mais tranquilo e menos assustador.
Preparar pets para consultas veterinárias envolve acostumá-los com uma série de fatores comuns a esse ambiente, além de reduzir o nível de ansiedade que eles podem sentir. Por isso, continue a leitura deste artigo e confira:
- como preparar seus pets para consultas veterinárias;
- quais documentos e informações levar para a consulta veterinária;
- qual é a importância da consulta-veterinária.
Como preparar seus pets para consultas veterinárias?
Preparar seu pet para a consulta veterinária faz parte da posse responsável de animais e pode fazer toda a diferença em sua experiência, além de facilitar as próximas visitas.
Para isso, é importante investir na antecipação e na familiarização com o processo para que o animalzinho tenha a sensibilidade reduzida. Veja a seguir algumas estratégias eficientes para ajudar o seu amigo de quatro patas a se sentir mais confortável antes de visitar o médico-veterinário:
Crie uma rotina pré-consulta
O preparo para a consulta com o médico-veterinário deve começar antes do dia em que o animal realmente será levado ao consultório. Gatos e cães de pequeno porte costumam ser transportados em caixas específicas, portanto, familiarize seu pet com ela ou com outro meio utilizado para levá-lo às consultas.
Para isso, deixe a caixinha disponível e acessível, para que ele possa usá-la em outros momentos ao longo do dia. Você também deve encorajá-lo a explorá-la, usando petiscos,como os da Fórmula Natural, e brinquedos para criar uma associação positiva.
Leve-o a uma clínica com o ambiente adequado para gatos
Se você tem um gatinho, já deve saber que esses animais odeiam mudar de ambiente. Por isso, a nossa recomendação é que você leve a uma clínica veterinária que seja especializada em felinos ou que tenha uma sala de espera separada para eles, sejam gatos filhotes ou adultos.
Quais documentos e informações levar para a consulta veterinária?
Para que a consulta com o médico-veterinário seja o mais eficiente possível, é importante que você faça a sua parte em levar alguns documentos e informações sobre o seu animal.
Por isso, para que o profissional tenha condições de fazer um diagnóstico mais preciso e proporcione o melhor cuidado possível para o seu bichinho., saiba quais são os documentos essenciais:
- carteira de vacinação de cães e gatos;
- histórico médico;
- informações sobre a alimentação.
- resultados de exames;
- informações sobre algum medicamento que o pet possa estar utilizando (o nome e a dose).
Ao fornecer um histórico médico completo e detalhes sobre a alimentação do animal, você permite que o médico-veterinário compreenda melhor a saúde e as necessidades do seu bichinho, o que facilitará bastante a identificação de problemas, a escolha dos tratamentos adequados e a formulação de um plano de cuidados personalizado.
Qual é a importância da consulta-veterinária?
A consulta veterinária é uma ferramenta fundamental para que o pet tenha uma vida longa e saudável, pois possibilita a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma série de condições de saúde que podem comprometer a qualidade de vida dos animais.
Primeiramente, as visitas regulares ao médico-veterinário são essenciais para prevenção de doenças. Afinal, assim como os humanos, os pets também precisam de check-ups regulares para avaliar o estado de saúde geral e prevenir o aparecimento ou o agravamento de doenças.
Outro ponto importante é a prevenção de doenças, uma vez que durante as consultas veterinárias é feita a atualização da carteirinha de vacinação, protegendo os pets de uma série de doenças infecciosas, como a raiva.
Além disso, a orientação para o controle de parasitas, como pulgas e carrapatos, também pode ser realizada, complementando o cuidado com a saúde do pet.
As consultas também são o momento ideal para orientação nutricional, já que o profissional pode ajustar a dieta do animal conforme sua fase de vida, condição de saúde e necessidades nutricionais específicas.
Leia também: Imunidade dos pets: saúde intestinal é a principal responsável
Não espere que o seu animal de estimação apresente os primeiros sintomas para levá-lo ao médico-veterinário, entenda a importância da medicina veterinária preventiva e conheça os benefícios dessa prática!